Qual é a idade núbil no Brasil?

Perguntado por: szagalo9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

16 anos

O Código Civil estabelece os 16 anos como a "idade núbil", o que significa que o jovem já teria tanto aptidão psíquica quanto sexual para casar. Vale lembrar que a legislação também considera que, a partir dos 14 anos, a pessoa já é capaz de consentir o ato sexual.

Tem capacidade para o casamento todos aqueles que atingiram a chamada "idade núbil", que se implementa aos 16 anos de idade. Depois da Lei Brasileira de Inclusão, que alterou o artigo 1.548, do Código Civil (suprimiu o inciso I e incluiu o § 2º), esse tornou-se o único requisito para a aptidão matrimonial.

IBDFAM: PL exige idade mínima de 16 anos para celebração de união estável.

Se for entre 14 anos e 18 anos, pode com a devida autorização dos responsáveis. E se for maior de 18 anos, aí pode namorar!

ATUALIZAÇÃO: No dia 13/03/2019 foi publicada a Lei nº. 13.811 /2019, que alterou o artigo 1520 do Código Civil para proibir o casamento de menores de 16 anos, em qualquer hipótese.

O art. 1.520 do Código Civil, com a redação dada pela Lei n. 13.811/2019, não permite o casamento de quem não atingiu a idade núbil.

Nem sempre essa é uma alternativa viável. A maioria das igrejas católicas não realiza casamento quando a noiva está grávida porque isso vai de encontro às suas crenças.

O casamento nulo está previsto no artigo 1.548 do Código Civil e ocorre quando o casamento é celebrado por um cônjuge que tenha impedimento legal. As causa de impedimento ao casamento estão descritas no artigo 1.521 do mencionado código.

A lei alterou o artigo 1.520 do Código Civil que previa duas exceções para o casamento de menores de 16 anos: em casos de gravidez e para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal.

Avança o novo Código, mais uma vez, ao fixar, no art. 1.514, a idade núbil em 16 anos, tanto para o homem quanto para a mulher. Como se viu, o Código de 1916 per- mitia à mulher casar-se aos 16, mas o ho- mem só podia casar-se aos 18 anos de ida- de.

Além de dizer a todos o desejo de compartilhar a vida e formar uma família, o casamento no civil também é uma forma de assegurar alguns benefícios legais, como convênios de saúde, declaração de imposto de renda, pensão etc. Apesar da burocracia, dar início a esse tipo de casamento é mais fácil do que você imagina.

A união estável para pessoa maior de 70 anos é obrigatório o regime da separação de bens. Na união estável de pessoa maior de setenta anos (art. 1.641, II, do CC/02), impõe-se o regime da separação obrigatória, sendo possível a partilha de bens adquiridos na constância da relação, desde que comprovado o esforço comum.

Duração do benefício – Para ter direito à pensão vitalícia, cônjuge, ex-cônjuge, companheiro e companheira precisam provar pelo menos dois anos de casamento ou união estável. Também é necessário comprovar que o falecido tinha pelo menos 18 contribuições mensais à Previdência.

De maneira clara: não há limite de idade, nem de percentual do patrimônio para ser vendido por uma pessoa idosa. Apenas quando a mesma já tiver indícios de incapacidade cognitiva é que o negócio jurídico pode ser contestado ou anulado. E, ainda, pessoas interditadas não podem realizar compra e venda!

14 anos

Em junho, a 3ª seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a prática de ato libidinoso com menor de 14 anos configura crime de estupro de vulnerável, independentemente da ligeireza ou da superficialidade da conduta.

Então, o relacionamento entre primos é errado? Segundo o psicólogo, não há limites para o amor. “Ame quem vale mesmo a pena. Até aí você não rompeu nenhuma regra para o básico - ser muito feliz”, finaliza Alexandre.

Continuar lendo O que é a idade núbil?