Qual é a idade máxima de um ser humano?

Perguntado por: equeiroz . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Última atualização em 29 de setembro de 2021 às, 15h06. Os humanos provavelmente podem viver pelo menos 130 anos, ou até muito mais em teoria, embora as chances de chegar a essa idade sejam mínimas, de acordo com um novo estudo.

O limite de idade do ser humano tem sido amplamente debatido e estudos recentes indicam que a vida pode ser estendida para 150 anos ou mesmo não há limite de idade no referencial teórico.

Jeanne Calment

A pessoa mais longeva da qual se tem registros, segundo o Gerontology Research Group, é a francesa Jeanne Calment, que faleceu aos 122 anos em 1997.

Cientistas, que pesquisam o assunto, afirmam que a nossa expectativa de vida pode chegar a esta idade, sim. Para eles, o ser humano ainda não atingiu o limite máximo de longevidade o que, portanto, vai aumentar.

Pesquisadores da Singapura estimam que sim: de acordo com eles, humanos conseguem viver entre 120 e 150 anos, caso perigos óbvios como doenças ou estressores não atrapalhem.

Hoje, eles registram que a pessoa mais velha do planeta é a espanhola Maria Branyas Morera, que fez 116 anos em março. Recentemente, descobriu-se uma brasileira, do Rio de Janeiro, com 118, ainda não verificada pelo portal: Deolira Gliceria Pedro da Silva.

Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.

Um estudo com 17.000 participantes de 13 países europeus apontou a faixa etária na qual as pessoas dizem ser a época mais feliz da vida: entre 30 e 34 anos de idade.

Li Ching Yuen – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Noé, conhecido por construir a arca e sobreviver ao dilúvio, é outro personagem bíblico que viveu além dos 300 anos. Segundo a Bíblia, ele viveu até os 950 anos, testemunhando eventos cruciais da história da humanidade.

5 Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu. 6 Sete viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos. 7 Viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos; e gerou filhos e filhas.

Um estudo de 2019 descobriu que homens e mulheres com os mais altos níveis de otimismo tinham uma expectativa de vida média de 11% a 15% maior do que as pessoas que praticavam pouco pensamento positivo. Na verdade, os otimistas com pontuação mais alta eram mais propensos a viver até os 85 anos ou mais.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020 revelam que a expectativa de vida no Brasil é de 73,3 anos para os homens e de 80,3 anos para as mulheres.

Então, porque vivemos muito mais do que isso? A resposta é simples: uma combinação de avanços na medicina, mudanças no estilo de vida e melhor alimentação aumentaram nossa “validade”.