Qual é a idade ideal para fazer faculdade?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Não há idade mínima para entrar na faculdade. O único requisito para ingressar no ensino superior é ter concluído o ensino médio. Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso ter 18 anos para começar uma graduação, mas isso é um mito. Isso acontece porque, em geral, se termina a fase escolar perto dos 18 anos.

Aos 20 anos
Quem não conseguiu passar no vestibular tão rápido ou demorou um pouco mais para escolher uma profissão costuma entrar na faculdade nessa fase dos 20 anos. Há também outras razões, como a necessidade de trabalhar logo depois do Ensino Médio, a realização de um intercâmbio fora do país, entre outras.

Afinal, existe idade para entrar na escola? A legislação determina que crianças com 4 anos completos até 31 de março sejam matriculadas na pré-escola, e com 6 anos completos até a mesma data no 1º ano do Ensino Fundamental.

A lei expõe que os cursos de graduação são abertos “a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo”.

Através de nota do ENEM estudante de 17 anos garante na justiça direito à emissão de diploma de ensino médio.

Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil. De modo que a escola não pode impedir a saída de alunos com 18 anos antes do término das aulas, caso contrário, ferirá o princípio constitucional de ir e vir.

14 anos de idade

Para a lei brasileira, a capacidade de consentimento e determinada pela idade: a partir dos 14 anos. Pode-se dizer categoricamente que sempre é crime namorar menor de 14 anos de idade.

Com quantos anos termina o ensino médio? O ensino médio geralmente é finalizado com 17 ou 18 anos. Para isso, o aluno deve seguir a lei que diz que a criança deve entrar na pré-escola até os 4 anos completos e com até 6 anos estar cursando o 1º ano do Ensino Fundamental.

Uma experiência negativa no Ensino Médio, por exemplo, é capaz de desmotivar uma pessoa a se comprometer a passar anos em um ambiente de estudos. A dificuldade de arcar com os custos do Ensino Superior também é um motivo bastante comum entre as pessoas que escolhem não fazer faculdade.

Estudante pode se matricular na faculdade antes do fim do ensino médio. A legislação prevê a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação de aprendizado.

Não existe uma idade mínima para começar a faculdade, mas é preciso ter concluído o ensino médio. Isso quer dizer que não importa se você tem 18 ou 60 anos, o ensino superior é democrático e recebe gente de todas as idades de portas abertas.

Quando o ensino médio chega ao fim, terminam também as convivências e outras alegrias que só acontecem nos tempos de escola. A partir deste momento, é hora de começar a pensar no futuro e agir de maneira madura, escolhendo os próximos passos de sua trilha rumo à vida adulta.

c) ensino médio. A idade de 17 anos, como idade apropriada para conclusão do Ensino Médio Regular. A Educação de Jovens e Adultos foi instituída para atender aos alunos que não tiveram acesso ou não puderam efetuar os estudos na idade própria.

Se você quer realizar sua matrícula na EJA 2022, deve comparecer à escola mais próxima, em que deseja estudar. E se for menor de idade, vá acompanhado de seus responsáveis.
...
Como se inscrever?

  1. Cópia da carteira de identidade;
  2. Cópia da certidão de nascimento;
  3. Comprovante de endereço;
  4. Duas fotos 3×4;
  5. Histórico escolar.

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

A partir de 14 anos já se pode trabalhar como Jovem Aprendiz , um programa em que as pessoas mais novas podem ter acesso ao mercado de trabalho, regulamentado pela lei federal 10.097 de 2000.

Principais motivos da evasão escolar no Brasil
Trabalho, falta de interesse e gravidez são os três principais motivos que fazem os jovens de 14 a 29 anos abandonarem as escolas ou não concluírem o ensino médio, de acordo com a Plataforma Juventude, Educação e Trabalho.

A recomendação não vem de nenhum responsável careta, mas de especialistas em desenvolvimento infantil. Todos são unânimes: relacionamentos assim não são recomendados para a faixa etária. Namorar na infância, ou seja, antes dos 12 anos, é pular uma etapa da vida, aponta o psiquiatra Fábio Barbirato.