Qual é a idade do ser humano?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Hoje em dia, as chances de chegar aos 130 anos são muito raras: de cerca de uma em um milhão, segundo reportagem do Daily Mail. No entanto, com as melhorias na assistência à saúde e estilo de vida, é possível que alguém possa chegar ao 130º aniversário ainda neste século.

Até onde se tem notícia, o ser humano mais longevo foi a francesa Jeanne Calment que completou 122 anos e 164 dias de vida, em 1997. Passados 24 anos, ninguém bateu o recorde francês, mas pesquisadores norte-americanos estimam que a marca poderá ser ultrapassada até 2100.

não impossível, mas muito improvável", apontou. De qualquer forma, ele acredita que antes do final deste século, alguns humanos terão alcançado essa idade. Por enquanto, a pessoa que viveu mais é a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 com a idade confirmada de 122 anos.

Chegar aos 100 anos pode ser o desejo de muita gente, mas mais importante do que completar um século de vida, é viver muitos e muitos anos com saúde e disposição. Embora nenhum país tenha uma expectativa de vida tão alta, algumas pessoas conseguem driblar as estatísticas e ter uma velhice longa e saudável.

Andrelino Vieira da Silva

Andrelino Vieira da Silva, que vive na cidade de Aparecida de Goiânia, no Brasil, fez 122 anos no dia 3 de fevereiro. O homem mais velho do mundo nasceu em 1901 e já tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.

Um estudo com 17.000 participantes de 13 países europeus apontou a faixa etária na qual as pessoas dizem ser a época mais feliz da vida: entre 30 e 34 anos de idade.

Segundo o Guinness, a pessoa mais velha já conhecida foi Jeanne Louise Calment, da França, que viveu até os 122 anos e 164 dias de idade.

77,1 anos

A expectativa de vida ao nascimento para o mundo — que aumentou de 64,2 anos em 1990 para 72,6 anos em 2019 — deve aumentar ainda mais, para 77,1 anos em 2050.

Mas se um homem chegasse aos 21 anos de idade, e não morresse por acidente, violência ou envenenamento, poderia viver quase tanto quanto os homens de hoje: de 1200 a 1745, os de 21 anos viveriam, em média, entre 62 e 70 anos - exceto no século 14, quando a peste bubônica reduziu a expectativa de vida a insignificantes ...

De acordo com pesquisadores internacionais, a idade máxima possível para nossa espécie estaria entre 120 e 150 anos. O artigo que apresenta esses resultados foi publicado na revista Nature Communications. O envelhecimento está associado ao declínio funcional progressivo e aumento do risco de doenças crônicas.

Então, porque vivemos muito mais do que isso? A resposta é simples: uma combinação de avanços na medicina, mudanças no estilo de vida e melhor alimentação aumentaram nossa “validade”.

Não há provas de que a imortalidade humana é uma condição possível. Formas biológicas têm limitações inerentes, que podem ou não ser capazes de serem superadas através de intervenções médicas ou técnicas. Em 2009, descobriu-se a imortalidade biológica em pelo menos uma espécie, o Turritopsis dohrnii, uma água-viva.

Morreu na última terça-feira (19) a pessoa mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka, aos 119 anos de idade. A informação foi divulgada pelo Guinness World Records nesta segunda-feira (25) e confirmada pelo médico Robert Young, que comprovaram o recorde de Tanaka em 2019.

A primeira pessoa a viver até 200 anos já nasceu”, assegura o pesquisador Sergey Young, autor do livro recém-lançado The Science and Technology of Growing Young (ainda sem tradução para o português), que em poucas semanas já entrou para a lista dos mais vendidos nos Estados Unidos.

Além da socialização, também é essencial à saúde do idoso a prática regular de exercícios físicos. Incentive que a pessoa faça caminhadas ao ar livre ou pratique uma atividade que estimule a musculatura e os hormônios da felicidade, como: Musculação com orientação de um profissional de educação física. Pilates.

No Brasil, o número de supercentenários é menor. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social, em 2007, a cada 1 milhão de brasileiros, um possui mais de 110 anos. No censo de 2010 havia 190.732.694 brasileiros e, entre eles, 23.760 idosos com mais de 100 anos.

Se as redes sociais são hoje o principal termômetro da notoriedade, é fácil identificar a pessoa mais famosa do mundo. Trata-se de Charli D'Amelio, uma adolescente americana de 16 anos de idade. No Instagram, ela conta com 27,6 milhões de seguidores.