Qual é a idade do fogo?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Segundo pesquisas arqueológicas, os povos primitivos começaram a produzir fogo no período neolítico. Ou seja, aos 7 mil anos a.C. Mas não foi fácil, pois eles precisaram usar tipos diferentes de pedras até encontrarem as melhores para produzir as chamas.

O fogo surge do processo de rápida oxidação de um material combustível, liberando luz, calor e os produtos da reação, como dióxido de carbono e água. Dessa forma, o fogo é um mistura de gases em altas temperaturas e por isso emite luz na faixa do infravermelho e visível.

Os primeiros hominídeos eram nômades, ou seja, não tinham lugar fixo para morar. A descoberta do fogo deu proteção para os hominídeos, calor nos dias frios e novo sabor para os alimentos. A arte rupestre era feita nas paredes das cavernas e representava o cotidiano dos primeiros grupos humanos.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Os seres humanos começaram a usar fogo habitualmente há apenas 350.000 ~ 320.000 anos atrás, no Pleistoceno Médio, de acordo com uma análise de detritos de sílex encontrados em uma caverna em Israel.

Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.

Para entender o fogo, temos que saber a função de cada componente necessário :

  • Comburente. É o elemento que ativa e da vida a combustão. ...
  • Combústivel. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão. ...
  • Calor. ...
  • Reação Química em Cadeia.

Resposta. O fogo é resultado de uma reação química provocada por três ingredientes: oxigênio, combustível e calor. Quando eles se juntam, o oxigênio reage com o combustível, numa violenta oxidação, chamada de combustão. O combustível é a substância que "queima" e pode ser sólido, líquido ou gasoso.

erectus foi a primeira espécie para usar e controlar fogo. Este marco no desenvolvimento humano aconteceu 1 a l. 5 milhões de anos atrás. Controle de fogo pode ter permitido os humanos a se mudar da África e migrar para locais com clima mais frio (Europa e Ásia).

Até hoje, o fogo é a principal fonte de energia do ser humano, sendo usado para produzir energia elétrica e aquecimento.

Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, ele desde cedo foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas (até os dias atuais), na produção de novos materiais (ajudando a fundir metais, por exemplo) e como fonte de calor para máquinas térmicas.

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.

Acredita-se que os primeiros hominídeos (linhagem Homo) evoluíram de um ancestral comum entre os grandes primatas de hoje, que viveu entre 8 e 6 milhões de anos atrás, de acordo com o Smithsonian.

As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.

Essa tarefa coube a Prometeu, o Titã filantropo que arrebatou do céu o fogo para o dar de presente aos mortais.

Resumo. O titã Prometeu roubou o fogo de Zeus para o dar aos mortais. Para o punir, o deus dos deuses mandou acorrentar Prometeu a um rochedo e mandou-lhe uma águia para devorar o seu fígado, que tinha a capacidade de se regenerar a cada noite.

Mito do castigo de Zeus
De acordo com a mitologia grega, Zeus condenou Atlas a segurar o nosso planeta nos ombros, por toda eternidade. O castigo foi dado, pois o titã havia participado da guerra contra os deuses do Olimpo, que tinha como objetivo a conquista do poder supremo.