Qual é a idade da internet?

Perguntado por: adantas8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Este ano é comemorado o 50º aniversário do desenvolvimento e instalação do primeiro envio do pacote pela Internet feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 29 de outubro de 1969. O envio foi feito por meio da rede ARPANET desde um ordenador da UCLA para o Stanford Research Institute.

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.

A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos.

Nascimento da World Wide Web
O sistema se tornou tão popular no CERN que, em 1991, foi aberto ao público externo. Isso foi possível graças à criação do navegador Mosaic em 1993.

No Brasil, destacam-se grandes operadoras de internet como Claro Banda Larga, Tim Live ou Vivo Fibra. Mas há também pequenos provedores, que oferecem serviços localizados em regiões ou municípios mais distantes.

SixDegrees

SixDegrees
Criada em 1997 nos Estados Unidos por Andrew Weinreich, o SixDegrees é considerado a primeira rede social da história.

Foi só durante a 2ª Guerra Mundial que o britânico Alan Turing desenvolveu o Colossus, o primeiro computador digital programável do mundo. Além disso, ele publicou trabalhos sobre Inteligência Artificial e decifrou o código do Enigma, um dispositivo utilizado pelos nazistas para trocar mensagens cifradas.

Estados Unidos

Os primórdios da internet: a Arpanet e o seu uso militar
Foi graças à Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network), em outubro de 1969, nos Estados Unidos, que a Universidade da Califórnia enviou um primeiro e-mail para as instituições parceiras perguntando: "Você está recebendo isso?"

Mas a grande explosão da internet no Brasil se deu no início dos anos 2000. Isso porque o acesso a computadores pessoais se popularizou muito, mesmo com o acesso à rede de computadores acontecendo na conexão discada, ou seja, conectada à linha de telefone.

Em 29 de outubro de 1969, Leonard Kleinrock e Charley Kline enviaram ao pesquisador da Universidade de Stanford Bill Duval uma mensagem de duas letras: “lo.” A mensagem pretendida, a palavra completa “login”, tinha sido truncada por uma pane no computador.

Proposta pelo físico e cientista da computação Tim Berners-Lee em 1989, a primeira geração da web baseava-se em hiperlinks e era utilizada para, basicamente, exibir conteúdo estático com um design semelhante ao de páginas impressas. Vídeos eram raros.

Seu fim não faria a nossa sociedade apenas regredir algumas décadas, mas sim resultaria no colapso de diversos segmentos da economia e impossibilitaria a forma como lidamos com as mais variadas situações do nosso dia a dia. Literalmente, seria o fim do mundo.

A história do Wi-Fi
O Wi-Fi como hoje o conhecemos começou a surgir com os primeiros testes pelo IEEE em 1997, à época transmitindo no máximo 1 Mbps. Em setembro de 1999, foi formado por seis empresas o conglomerado que desenvolveria essa tecnologia e até hoje é responsável por sua distribuição, o Wi-Fi Alliance.

Veja abaixo o ranking com os 13 países que mais passam tempo online: Brasil — 41 anos, 3 meses e 13 dias. Coreia do Sul — 34 anos, 2 meses e 4 dias. Taiwan — 33 anos, 9 meses e 16 dias.

A internet discada era uma forma de se conectar à internet nos anos 90 que consistia no tráfego de dados através de uma linha telefônica. Por isso, era preciso ter um telefone fixo em casa e contratar os serviços de um provedor que poderia ser pago ou gratuito.

O Alternex foi o primeiro provedor de acesso brasileiro a permitir o acesso às pessoas físicas, a partir de 1989.

Surgimento da tecnologia
Ela surgiu lá na pré-história, e foi crucial para conseguirmos sobreviver como espécie.