Qual é a idade certa para ir ao ginecologista?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

9 anos

Primeira visita ao ginecologista deve ser aos 8 ou 9 anos.

Qual tipo de roupa e calcinha usar para ir ao ginecologista? O ideal é vestir uma calcinha de algodão e evitar calças muito apertadas para não provocar abafamento e corrimento na região.

De acordo com a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o melhor momento para levar a menina ao ginecologista é a partir da primeira menstruação.

Tirar a roupa faz parte de expor as mamas e a região genital para o exame ginecológico, mas não se preocupe, o médico já está acostumado e é um procedimento técnico, vê somente a parte anatômica.

No entanto, o médico jamais deve usar a palma da mão no exame, nem apertar a mama. Isso porque as pontas dos dedos – única parte das mãos que deve ser usada nessas situações – tem maior sensibilidade. “O toque com a palma da mão é algo mais sexual, não existe.

Não, não tem como o/a ginecologista saber quando foi a última vez que você teve relações. As alterações que ocorrem na vagina durante a relação sexual, como a lubrificação, por exemplo, cessam quando o ato termina ou a mulher já não está mais excitada.

Vergonha de ir ao ginecologista? 5 dicas encorajadoras

  1. Não sofra por antecipação. Não foque sua atenção na vergonha de ir ao ginecologista. ...
  2. Se preferir, opte por uma médica. ...
  3. Construa uma boa relação com seu ginecologista. ...
  4. Faça perguntas ao ginecologista. ...
  5. Conheça e entenda os exames que deverá fazer.

O Brasil apresenta um dado preocupante em relação ao público feminino: 4 milhões de pacientes nunca foram ao ginecologista, o que representa cerca de 5% do total. Outras 6,5 milhões de brasileiras (8% do total) não costumam ir ao especialista da área.

3) Tomar banho não atrapalha os exames. Siga o conselho anterior e use sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5) sempre. 4) Se possível, urine antes da consulta. É que o instrumento que abre a vagina pode causar certo desconforto na bexiga, o que torna o exame mais incômodo.

A verdade é que a ginecologista não pode contar nada do que você diz para os seus pais, salvo algumas poucas exceções, como em caso de risco de vida, deficiência intelectual ou suspeita de abuso. Pelo código de ética médica do Conselho Federal de Medicina, é vedado ao médico o seguinte: "Art. 74.

Antes de sair de casa, diga para ela que você gostaria de entrar sozinha no consultório e explique seus motivos. Qual é o motivo que te faz querer ir sozinha ao ginecologista? É normal sentir timidez em relação à própria mãe ou mesmo querer um espaço para poder falar mais à vontade com o médico.

Sim, vc pode comparecer a consulta ginecológica sem a presença de um responsável, desde que tenha acima de 14 anos.

Ginecologia e Obstetrícia
Essa especialidade está entre as mais procuradas, uma vez que é indispensável para a saúde das mulheres. De modo geral, o preço médio da consulta com esse profissional varia de R$ 109 a R$ 130.

O ideal é ir fora do período menstrual, mas caso não seja possível evitar, não é um impedimento! O sangramento pode atrapalhar certos exames, como o preventivo. Porém, se o objetivo não for exames ginecológicos, não há necessidade de remarcar a consulta.

1. Demorar muito tempo entre uma consulta e outra por medo, constrangimento e suposta falta de tempo e marcar um horário somente quando tem um problema não é indicado e atrapalha um bom acompanhamento médico. 2. Esperar o início da vida sexual para começar a ir ao ginecologista também é um erro.