Qual é a idade certa para entrar na faculdade?

Perguntado por: aparaiso4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Não há idade mínima para entrar na faculdade. O único requisito para ingressar no ensino superior é ter concluído o ensino médio. Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso ter 18 anos para começar uma graduação, mas isso é um mito. Isso acontece porque, em geral, se termina a fase escolar perto dos 18 anos.

O juiz informou que a Lei 9394/96 e a Resolução 01/2012-CEDF estabelecem que a conclusão do ensino médio só poderá ser feita para pessoas que tenham 18 anos completos.

A lei expõe que os cursos de graduação são abertos “a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo”.

Não existe uma idade ideal para começar a faculdade, isto é, não há uma idade em que não existam dificuldades. Assim, o velho ditado “antes tarde do que nunca” se encaixa muito bem nessa situação.

Qual a diferença entre faculdade e universidade? A universidade e a faculdade são tipos de instituições de ensino superior. A principal diferença entre elas é: enquanto as faculdades são focadas em determinada área de ensino, como saúde ou exatas, as universidades são mais completas.

Por isso, não há uma idade mínima para realizar a prova. No entanto, é preciso ter documentos de identificação, como o CPF, para participar. Além disso, quem tiver menos de 18 anos e não tiver concluído o Ensino Médio participa como treineiro — e não “pra valer”.

Idade exata para se iniciar um relacionamento não existe. O ideal é que, no próprio contexto familiar, se aprenda a respeitar o outro, a tolerar as diferenças, a valorizar a vida e as pessoas” , diz ela.

De acordo com a legislação brasileira, a faixa etária de escolarização obrigatória vai dos 4 aos 17 anos. Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado).

Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil. De modo que a escola não pode impedir a saída de alunos com 18 anos antes do término das aulas, caso contrário, ferirá o princípio constitucional de ir e vir.

O primeiro passo para entrar na faculdade é concluir o ensino médio, conquistando o diploma após ter frequentado a escola e finalizado o ciclo básico de aprendizagem. Geralmente, essa opção é a mais adotada pelos estudantes — que ingressam no ensino médio logo após a conclusão do ensino fundamental.

Universidades federais que não fazem mais vestibular
Universidade Federal do ABC (UFABC) Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Diferentemente do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, não existe idade certa para fazer faculdade no Brasil.

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

Depois de concluir seus estudos no ensino médio, saiba que há um mundo de opções, que podem ser feitas inclusive ao mesmo tempo: entrar na faculdade, fazer um curso técnico, começar a trabalhar, estudar para concurso, ou até mesmo fazer um intercâmbio.

Sim! Se você estudou até o sexto ano, por exemplo, pode conseguir o certificado do Ensino Médio, terminar os seus estudos só com uma prova. O mesmo acontece com quem frequentou a escola até o primeiro ou segundo ano do Ensino Médio.

Nossa lei penal estabelece uma idade mínima para relações íntimas, que é quatorze anos, nos termos do artigo 217-A do Código Penal. Ter relações com uma pessoa mais jovem que isso configura o delito de “estupro de vulnerável”, com pena de oito a quinze anos de reclusão.

Se relacionar com pessoa menor de quatorze anos é crime, porque se entende que essa menina ou menino não tem consciência total do que está fazendo. Assim, se alguém com mais de dezoito anos mantiver um relacionamento amoroso com menor de quatorze anos, seja longo ou passageiro, se presume a ocorrência de estupro.

Estudo aponta que casais com um ano de diferença entre idades tem menos chances de se separarem.