Qual é a hora da entrada das alianças?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

A entrada das alianças acontece depois que a cerimônia já começou.

1) Entrada das alianças
Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.

Se for algo que será usado desde o início da cerimônia (como a Bíblia), ela pode entrar logo no começo, depois do noivo. Se forem as alianças, ela entra somente no meio da cerimônia, na hora da troca de votos.

Quem leva as alianças é o pajem.
Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar. A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores.

O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.

A dúvida sobre o que faz uma dama de honra no casamento é comum, porque, no Brasil, esse "posto" às vezes é confundido com o das madrinhas. As damas de honra ou, como são carinhosamente chamadas, as daminhas, são as meninas que entram na hora das alianças.

Sabemos que a noiva entra na igreja com o pai, ou, na falta deste, com um avô, tio, padrasto, irmão padrinho de batismo ou outra pessoa especial escolhida por ela. Sabemos também que o noivo entra com a mãe.

O anel ou outra joia, quando oferecido em razão do noivado, deve ser devolvido por quem o recebeu, se solicitada a devolução pelo noivo ou pela noiva que o ofereceu.

O mais tradicional são os pajens e daminhas levarem as alianças. Se você não tem uma dama de honra ou pajem, não se preocupe, também é muito elegante o noivo levar as alianças em seu bolso, ou deixá-las previamente no altar.

O mais tradicional é que a noiva seja levada até o altar pelo pai. A origem do costume não é das mais românticas… data de uma época em que os casamentos eram arranjados e o pai entregava a filha a seu novo “dono”.

A noiva entra de braço esquerdo com a pessoa que escolheu -e na mão direita leva o buquê-, ficando do lado esquerdo quando está no altar.

Atualmente, o mais comum é que no altar, ambos os noivos realizem a cordialidade do convidado mais distante ao mais próximo – a ordem de cumprimento começa pelos pais, até os padrinhos e madrinhas. Ao retornar, o protocolo se inverte e os noivos iniciam as saudações do final até chegarem aos pais.

Por tradição, é o homem que compra o anel de compromisso, mesmo que hoje em dia as mulheres já estejam mais independentes, na maioria das vezes continua a tradição do homem comprar a aliança.

Assim, os votos de casamento tradicionais seguem modelos simples e já existentes, onde a história de amor é contada de maneira generalizada. Eles são lidos pelo celebrante e os noivos apenas repetem as palavras pronunciadas.

As damas de honra são geralmente crianças que têm algum vínculo com o casal, ou até mesmo a filha dos dois. Seu papel é levar as alianças até o altar, e também levar um pouco de fofura e leveza ao momento.

Não podem casar
Os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive; O adotado com o filho do adotante; As pessoas casadas; O cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.

os padrinhos entram (mulheres sempre devem dar o braço direito aos homens); noivo entra com a mãe; daminhas e pajens; noiva entra com o pai (atenção, a noiva entra dando o braço esquerdo);

Ou seja, diga por que você deseja estar ao lado da pessoa. Fale das coisas mais cotidianas às mais distantes, o importante é expressar como se sente. Não se preocupe em parecer um pouco fora da realidade, os votos de casamento servem para você dizer ao mundo quais são suas expectativas para essa nova fase.