Qual é a hora certa para dormir e acordar?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.

Desta forma, em condições saudáveis para um sono reparador é preciso se recolher para dormir até as 22 horas, porque este é o tempo limite que o corpo precisa para que o cérebro ative a produção noturna de melatonina.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

Porém, levantar cedo traz benefícios positivos para a saúde, incluindo melhor concentração, melhor qualidade do sono, energia duradoura, produtividade e muito mais. Independente quão cedo você busca acordar, você sempre precisar respeitar seu cronotipo para dormir o mínimo exigido pelo seu corpo.

Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã. Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar.

Temos evidências de que as pessoas que dormem as sete horas, mas acordam mais tarde, têm maior risco de desenvolver um quadro de depressão. Um estudo publicado recentemente pelo periódico JAMA Psychiatry mostrou que basta dormir uma hora mais cedo que esse risco é reduzido em 23%.

na hora de acordar, acontece a liberação da dopamina, que nos deixa mais ativos. Quando apertamos o “soneca” e passamos por um período de sono interrompido, ocorre uma espécie de confusão na bioquímica cerebral, atrapalhando o momento de despertar.

5 horas de sono por noite é mínimo para boa saúde em maiores de 50 anos, indica pesquisa. Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa.

Dormir após a meia noite representa o maior risco, segundo a pesquisa. Pessoas que dormem neste horário ou mais tarde tiveram um risco 25% maior de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os resultados mostraram que o risco de problemas cardiovasculares foi 25% maior entre aqueles que foram dormir meia noite ou mais e 24% maior naqueles que foram dormir antes das 22h, em comparação com os que foram para a cama entre 22h e 22h59 – que apresentaram risco de 12%.

Qualquer sutiã apertado pode interferir na circulação, independentemente do momento (manhã, tarde ou noite). Portanto, basta escolher o tamanho correto para evitar prejuízos circulatórios. O sutiã foi desenvolvido para o corpo feminino e não causa prejuízos à saúde, podendo ser usado durante o dia e à noite.

Dormir demais engorda: mito
No entanto, apesar dessa informação ser bem comentada por aí, ela não passa de um mito! Na verdade, o que acontece é o seguinte: durante as horas de sono, o organismo libera um hormônio, conhecido como leptina, que contribui para a perda de peso por aumentar a sensação de saciedade.

Segundo especialistas, isso pode ser um indicador de problemas de saúde, como estresse e insônia. “Dormir durante o dia é um indicador precoce de problemas de saúde subjacentes”, alertou Yue Leng, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, à revista Time Health.

De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.

E para isso não existe uma resposta concreta ou um consenso médico. A quantidade de horas ideais de sono varia entre sete e nove horas para um adulto saudável, mas mais do que o tempo, a qualidade também deve ser levada em conta.

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

O dia de um bilionário geralmente começa antes mesmo do nascer do sol. Badziag diz que a grande maioria deles acorda entre 5 e 6 da manhã. Mas a rotina matinal vai muito além de apenas levantar mais cedo.