Qual é a hora certa para dormir?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Um estudo publicado pela revista científica European Heart Journal-Digital Health e pela Universidade de Harvard revelou que as pessoas que vão dormir entre as 22 e as 23 horas dormem melhor e podem ter menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que o fazem mais cedo ou mais tarde.

Nosso corpo é predisposto a dormir quando está escuro, já que a diminuição da luminosidade induz a produção da melatonina, hormônio regulador do início do sono. Além disso, a qualidade do sono durante a noite é superior ao diurno.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

Bill Gates e Jeff Bezos preferem ter um pouco mais de sono: saem da cama por volta das 7 horas. Embora o clube das 5 da manhã tenha se popularizado com o livro homônimo de Robin Sharma, não existe um número mágico que vai determinar o sucesso de quem pula da cama antes do sol nascer.

Um cochilo de 20 a 30 minutos durante o dia pode restaurar o estado de alerta sem deixá-lo grogue ou atrapalhar o sono noturno.

Dormir tarde faz mal e dificulta uma vida ativa e saudável, porque quanto mais tarde se dorme, maior a incidência de comportamento sedentário. Apesar do melhor horário para se exercitar variar de pessoa a pessoa, atividades físicas realizadas no início do dia tendem a facilitar a perda de peso.

Inclusive, estudos apontam que dormir pouco pode causar a morte de neurônios. Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior. Mas, aqui vale um adendo: não é ir deitar às 22h, mas sim, pegar no sono por volta desse horário.

Cochilos durante o dia podem ser bons para saúde do cérebro, diz estudo. Tirar cochilos durante o dia pode ajudar a manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos, de acordo com um novo estudo.

Dormir depois do almoço diminui o estresse e estimula a concentração, o aprendizado e a memorização, além de trazer disposição físcia e mental. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Além disso, dormir e acordar tarde não deverá ser um problema, desde que a quantidade de horas necessárias para repor as energias seja respeitada. A maior parte da população precisa de sete a oito horas diárias de sono.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Os resultados mostraram que o risco de problemas cardiovasculares foi 25% maior entre aqueles que foram dormir meia noite ou mais e 24% maior naqueles que foram dormir antes das 22h, em comparação com os que foram para a cama entre 22h e 22h59 – que apresentaram risco de 12%.

Tharlyslima

Tharlyslima.

As descobertas da ciência até agora apontam que quanto menos tempo de sono, mais curta será a sua vida. Então, se você quer chegar à velhice de maneira saudável, deve investir em uma boa noite de sono.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

Vale a pena acordar às 5h da manhã? Sim, vale a pena! Esse hábito faz toda a diferença na nossa vida e traz benefícios como maior produtividade, disciplina e melhor gerenciamento do tempo na rotina.