Qual é a história por trás do Papai Noel?

Perguntado por: hespinosa . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

A origem histórica do Papai Noel está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C. São Nicolau viveu na Ásia Menor (região que corresponde, atualmente, à Turquia) e ficou conhecido por sua generosidade.

Papai noel: quem é, origem e história
Ele surge na noite da véspera de Natal com um saco de presentes para dar às crianças que se comportaram bem durante o ano. Esta é a lenda mais difundida na cultura ocidental que, possivelmente, surgiu com base na figura de São Nicolau.

Thomas Nast

Na realidade, quando o cartunista da Guerra Civil Thomas Nast desenhou Papai Noel para a revista Harper's Weekly, em 1862, Noel era uma pequena figura parecida com um duende que apoiava a União.

O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.

Nicolau é o nome de um santo considerado pelos cristãos o protagonista de inúmeras ações caridosas. Nascido no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor, Nicolau era filho de uma rica família. Foi sacerdote da diocese de Mira e ficou conhecido, principalmente, pela doação para com os pobres.

Um dos detalhes mais importantes e que abordaremos neste texto – a data do nascimento de Jesus - não é mencionado na Bíblia. Além disso, não existe nenhuma fonte documental que comprove o dia em que Jesus nasceu.

Na tradição do Natal, o Papai noel significa o “bom velhinho” que, com suas roupas vermelhas e seu trenó, deixa presentes para as crianças que se comportaram bem no ano que se passou.

Origem do Natal
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.

No fim do século 19, o Noel foi representado em forma de desenho, com uma roupa tradicional de inverno marrom ou verde-escura. A vestimenta mudou quando o cartunista alemão Thomas Nast foi deixando as roupas com as cores vermelha e branca, e ganhou ainda mais força quando apareceu na revista Harper's Weekly, em 1886.

A atual figura do Papai Noel relaciona-se com um bispo cristão chamado São Nicolau ou Nicolau Taumaturgo. São Nicolau nasceu em Patara, localizada na Ásia Menor (atual Turquia), por volta do ano 270, e ficou conhecido por ser bispo de uma igreja em Mira (perto da cidade turca de Demre).

Foi em 1931 que a Coca-Cola contratou o artista sueco-americano Haddon Sundblom para pintar o Papai Noel em seus anúncios de Natal. A partir de então, a imagem cativou o público e se espalhou pelo mundo, mudando a percepção de como seria um Papai Noel, para sempre.

Desde quando sua imagem foi criada pelo cartunista Thomas Nast, no século 19. O bom velhinho carregou o verde como cor oficial. Isso até a década de 30, quando a Coca-Cola repaginou o visual da figura utilizando as cores da marca (vermelho e branco).

bem historicamente ao longo de todos os anos. o papai noel na van sempre azul porque é a cor na van.

AZUL, da cor do mar, do céu e do Grêmio! São Nicolau de Mira, o santo católico caridoso, que ajudava os pobres lhes dando moedas e distribuía presentes para as crianças lá pelo século III, a origem histórica do que se tornou o mítico Papai Noel de nossos dias, só trajava roupas azuis.

A Bíblia diz a data do nascimento de Cristo? Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.

Hoje em dia é comum darmos presentes de Natal, mas a parte mais importante do Natal é lembrar-nos de Jesus Cristo, que nasceu há muito tempo para nos salvar (ver Mateus 1:21).

Origem do Natal
O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início.

Papai Noel ou Pai Natal, também conhecido como São Nicolau, Kris Kringle ou Santa Claus, é um personagem lendário originário da cultura cristã ocidental que acredita-se trazer presentes para as crianças durante a noite na véspera de Natal de brinquedos e doces ou carvão ou nada, dependendo se são "boas ou más".

Apesar de ter sido criada em 1886, a roupa vermelha ficou popular em 1931, quando a Coca-Cola fez uma campanha publicitária mostrando o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que tinha as mesmas cores do refrigerante. A campanha foi um sucesso e ajudou a estabelecer a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.