Qual é a história do xadrez no Brasil?

Perguntado por: odorneles5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O xadrez tornou-se conhecido pelos brasileiros em 1808 graças a dom João 6º. Nessa época, o imperador trouxe para o país o primeiro exemplar impresso de um trabalho sobre o jogo. A primeira competição oficial, no entanto, só foi realizada 72 anos depois.

Segundo uma lenda antiga, o jogo de xadrez foi inventado na índia, para agradar a um soberano, como passatempo que o ajudasse a esquecer os aborrecimentos que tivera com uma desastrada batalha. Encantado com o invento, o soberano, rei Shirham, quis recompensar seu súdito Sissa Ben Dahir, o inventor do xadrez.

Civilizações antigas, como a China e o Egito, já foram mencionadas como possíveis países de origem do xadrez, mas historiadores modernos dizem que a Índia é o mais provável berço do esporte.

Existem evidências de que o xadrez foi primeiramente inventado na China, em 204–203 a.C., por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo o que fazer durante um acampamento de inverno.

O objetivo da partida é dar um xeque-mate no rei adversário — ou seja, atacar o rei adversário de uma maneira que ele não possa se defender. Um xeque-mate acontece quando o rei atacado não pode se movimentar para outra casa, capturar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça.

Os Primeiros Campeonatos
O primeiro vencedor desses campeonatos no país foi o médico João de Souza Mendes, que manteve seu título pelos anos seguintes, sendo substituído, em 1933, por Orlando Roças Júnior.

Assim que as peças forem colocadas no tabuleiro de acordo com suas posições, O jogador que controla as peças brancas começa. Sempre se inicia o jogo com as peças brancas - isso é importante para a anotação do jogo. Depois que as peças brancas fizerem seu movimento é a vez das pretas.

Wilhelm Steinitz

O título de “Campeão Mundial de Xadrez” é algo recente, e o primeiro campeão oficial de xadrez reconhecido como tal é Wilhelm Steinitz, que deteve o título de 1866 a 1894.

A lenda do jogo de xadrez
A lenda conta que um rei hindu teve o conhecimento de um jogo que é composto de 32 peças, no qual o objetivo é capturar a peça mais importante, o rei do adversário, através de um sábio brâmane, chamado Sessa, que queria lhe tirar da depressão que o abatera depois da morte de seu filho.

Ao jogar com as brancas as peças são dispostas, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Torre, Cavalo, Bispo, Rainha, Rei, Bispo, Cavalo, Torre. Ao jogar com as pretas a ordem é semelhante, porém a posição da Rainha e do Rei são "espelhadas".

Confira 6 benefícios de jogar xadrez.

  • 1 – Melhora o QI.
  • 2 – Deixa o cérebro em forma.
  • 3 – Ajuda a prevenir Alzheimer e demência.
  • 4 – Desenvolve a criatividade.
  • 5 – Melhora a memória e aprendizagem.
  • 6 –Melhora a concentração.

Os grandes nomes do xadrez brasileiro estarão presentes. Dentre eles o número 1 do Brasil, o GM Luis Paulo Supi, e o número 2, GM Alexandr Fier.

O xadrez se caracteriza como esporte pois tem caráter competitivo, possui regras fixas e está vinculado a Federações e Confederações, cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática.

GM Magnus Carlsen 2835 | #1
Magnus Carlsen é o atual campeão mundial de xadrez. Para muitas pessoas, ele é o melhor jogador da história, embora ainda se fale muito de Garry Kasparov e Bobby Fischer. De qualquer forma, é notável que, antes de completar 30 anos, Carlsen já conquistou...

O jogo de xadrez desenvolve o raciocínio lógico e o nível de concentração dos estudantes, contribuindo para o aprendizado em sala de aula. O xadrez é importante na educação, pois, além de abordar um esporte saudável, acaba também despertando simpatia nos educandos e auxiliando em aspectos cotidianos.

O objetivo do jogo é dar xeque-mate no rei adversário. O xeque- mate acontece quando o rei está em uma posição na qual ele pode ser capturado (em xeque) e não pode escapar da captura. No começo da partida o tabuleiro é colocado de forma que cada jogador tem a casa branca (ou de cor clara) no canto inferior direito.