Qual é a história do telefone?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A invenção e patenteamento do primeiro aparelho de telefone ocorreram na década de 1870. O grande responsável por isso foi o inventor e empresário escocês Alexander Graham Bell (1847-1922). O primeiro registro de transmissão elétrica de voz feito por Graham Bell aconteceu no dia 10 de março de 1876.

O primeiro celular do mundo foi o Motorola Dynatac 8000X. Ele foi desenvolvido pelo engenheiro Martin Cooper, nos Estados Unidos, que realizou a primeira chamada em um protótipo em 1973. Mas o aparelho demorou mais de dez anos para começar a ser vendido, apenas em 1984.

1876

Hoje é aniversário do telefone. Por acidente, ao fazer um teste, Graham Bell conseguiu falar no aparelho. A patente foi dada no dia 7 de março e expôs em junho na Filadélfia.

Antonio Meucci nasceu em Florença, participou da unificação italiana, foi perseguido, mudou-se para Cuba e, depois, para os Estados Unidos. No país norte-americano, criou, em 1856, um telefone eletromagnético, que chamou de “telettrofono”.

O telefone é feito de madeira com componentes de metal, duas pilhas grandes, uma manivela, uma extensão para voz e uma extensão para ouvir. Como ele funcionava? Para realizar uma ligação era necessário girar a manivela do aparelho, que por sua vez, criava uma corrente elétrica alternada para a condução de uma ligação.

Alexander Graham Bell e D. Pedro II: amizade improvável, que trouxe o telefone para o Brasil. Entre 1876 e 1877, D.

A invenção do telefone teria ocorrido de maneira acidental para aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que possui conceitos estruturais muito semelhantes. Ao telégrafo, contudo, era possível a transmissão de apenas uma mensagem por vez.

  • Alexander Graham Bell
  • Antonio Meucci
  • Philipp Reis
  • Amos Dolbear

Estados Unidos

A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos.

Além de pesados, se comparados aos celulares modernos, o primeiro aparelho também não era nada barato, pois custava cerca de R$ 131 mil. Em 3 de abril de 1973, há exatos 50 anos, o engenheiro norte-americano Martin Cooper apresentava o DynaTAC 8000x, primeiro celular do mundo.

Primeiro celular do Brasil
O primeiro celular que desembarcou no Brasil também foi lançado pela Motorola, em 1990. Logo de cara, o Motorola PT-550 foi apelidado de “tijolão”. O modelo trazia para os usuários uma antena externa no topo do dispositivo. A estética do produto era no estilo em flip.

A história do telefone e sua evolução no Brasil começa com a primeira linha telefônica feita em 1877, após uma ordem do imperador Dom Pedro II. Sendo assim, a linha telefônica conectava o Palácio da Quinta da Boa Vista às casas ministeriais.

Eles nos permitem realizar nosso trabalho ou estudo fora do escritório, nos entretêm e nos ajudar a estar em contato com dezenas ou mesmo milhares de pessoas através de redes sociais e aplicativos de comunicação.

Com o passar dos anos, os celulares evoluíram para além da simples comunicação por voz. Foram adicionadas funções como mensagens de texto, acesso à internet, câmeras e aplicativos. Hoje, os celulares são usados não apenas para a comunicação, mas também como ferramentas de trabalho, entretenimento e conectividade.

10 de março de 1876

Comemorado no dia 10 de março, o Dia do Telefone é uma homenagem a data em que foi patenteada o telefone. Foi em 10 de março de 1876 que, Alexander Graham Bell, fez a sua primeira transmissão oficial de um telefone.

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

Em 1990, chegou ao País o Motorola PT-550, junto à rede de telefonia móvel do Rio de Janeiro.

1 - 1904: O castiçal
Pelo seu formato, o telefone de mesa da marca Western Electric era conhecido como "castiçal". Ao girar a manivela, um sinal era enviado para a mesa operadora e uma telefonista completava a ligação. Na caixa de madeira existia uma espécie de bateria.