Qual é a história do pássaro?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A ordem dos Passeriformes, os pássaros ou passarinhos, grupo que representa mais de 60% das espécies atuais de aves, teria surgido por volta de 47 milhões de anos atrás na região do Pacífico Sul, nos arredores da Austrália e da Nova Zelândia.

Uma lenda diz que o Bem-te-vi seria uma ave odiada por Deus, pois quando Jesus se escondia dos soldados que queriam capturá-lo o Bem-te-vi, viu Jesus escondido e começou a cantar “bem-te-vi, bem-te-vi, bem-te-vi, e então os soldados prenderam Jesus.

Duas espécies de pássaro dividem o troféu de ave mais duradoura do planeta: o albatroz-real (Diomedea epomophora) e o albatroz-viajeiro ou errante (Diomedea exulans), que sobrevivem por mais de 40 anos livres na natureza.

O Archaeopteryx historicamente tem sido considerado como a primeira ave, ou Urvogel.

Cruz e Sousa

Cruz e Sousa.

O principal motivo para fazer isso nesses horários é que, nesses momentos, eles são mais ouvidos e, como já foi mencionado, gastam menos energia ao cantar.

O pássaro simboliza a inteligência, a sabedoria, a leveza, o divino, a alma, a liberdade e a amizade. Por possuírem asas e o poder de voar, em muitas culturas são considerados mensageiros entre o céu e a terra.

Bom, de acordo com estudos, na natureza, as músicas estão associadas principalmente a duas atividades: chamar a atenção do sexo oposto ou afastar predadores. Claro, algumas espécies cantam por motivos distintos. No entanto, na maioria das vezes, o canto de pássaro é um galanteio ou uma provocação.

Mas o canto está relacionado principalmente à defesa de um território ou à atração da fêmea, enquanto o objetivo dos chamados consiste em transmitir outros tipos de informação como, por exemplo, avisar da aproximação de um predador.

O fura-barreiro (N. maculatus) indica chuva através do seu "canto grosso".

A sabedoria é um dos ingredientes para atingir a longevidade – e a albatroz-de-laysan Wisdom, que com seus 70 anos ostenta o título de ave mais longeva de que se tem registro no mundo, é uma inspiração de sobrevivência em um planeta com cada vez mais ameaças à biodiversidade.

Grifo-de-Rüppell

Grifo-de-Rüppell. O grande campeão é o Grifo-de-Rüppell, encontrado em planícies e desertos do continente africano. Ele voa a 11.270 metros de altitude, graças à abertura das asas.

Muitos pássaros possuem uma grande longevidade se bem cuidados. Muitas espécies vivem mais do que gatos e cachorros, podendo atingir 40 a 60 anos ou mais.

O Tiktaalik roseae representa a espécie de transição mais conhecida entre os peixes e os tetrápodes terrestres, segundo os autores desta pesquisa. "O Tiktaalik era uma combinação de características primitivas e avançadas.

dickinsonia

Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.

O Tiktaalik roseae foi um animal que viveu no período Devoniano, ou seja, há mais de 375 milhões de anos.

Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.

Poeminha do Contra

Poeminha do Contra
O Poeminha do Contra, que reúne apenas quatro versos, é talvez o poema mais famoso de Mario Quintana.

No verso " Os poemas são pássaros", apresenta uma metáfora. Isso significa que há uma comparação disfarçada, ou seja, uma analogia ( entre poemas e pássaros), mas sem nenhum elemento comparativo.