Qual é a história do hino dos Desbravadores?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Em Maio de 1949, o Pr. Henry Berg, dirigia seu carro por uma estrada pensando em um cântico para os Desbravadores. Logo lhe vieram à mente algumas palavras; parou o carro e as escreveu. Continuou a viagem e começou a pensar na melodia, mesmo não sendo músico.

O triângulo invertido é o símbolo oficial do Clube de Desbravadores a nível mundial. Cada elemento do mesmo possui um significado especial: Triângulo Invertido – A ordem inversa de importância ensinada por Jesus, que é contrária ao ensinamento do mundo.

“Serei puro, bondoso e leal” e “servo de Deus e amigo de todos” é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica.

quando foram inscritos 23 juvenis no Clube que foi chamado de Pioneiros e cujo primeiro Diretor foi Luiz Roberto Freitas. Em 1961 o Pr. Wilson Sarli, Departamental MV de São Paulo, trouxe para Ribeirão Preto o lenço, as insígnias, o voto e a lei dos Desbravadores, oficializando o Clube.

sm. 2. Aquele que desbrava. [F.: desbravar + -dor.]

Etimologicamente, o termo "maranata" surgiu a partir da junção de duas palavras do aramaico: marãn, que significa "nosso Senhor" ou "Messias virá", e athá, que quer dizer algo relativo a "Jesus está aqui".

O primeiro contato que o Pastor Wilson Sarli teve com um clube de desbravadores organizado, foi no dia 6 de janeiro de 1961, em Embalce Rio Tercero, na Argentina. Ele havia recém assumido o Departamento de Jovens da Associação Paulista e estava representando São Paulo no Congresso de Jovens da União Austral.

A idéia dos desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia surgiu na Califórnia, Estados Unidos, em 1930, mas só foi colocada em prática 16 anos mais tarde, com o nome de Acampamento dos Desbravadores. No Brasil, o movimento surgiu em 1959, formando-se primeiramente nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto.

O lenço “é a identificação mundial dos desbravadores.” O tripé da Educação (física, mental e espiritual). A a cor amarela (excelência de seus ideais); Azul (lealdade a Deus, aos pais e a Igreja).

“Nós, desbravadores, temos como marca registrada o lenço amarelo que carregamos como símbolo áureo do que acreditamos. O Amarelo representa a excelência dos nossos ideais.

Significado de Triângulo
substantivo masculino [Matemática] Polígono de três lados e três ângulos. (A área de um triângulo é igual à metade do produto de sua base pela altura.).

O Clube de Desbravadores é um programa voltado para juvenis e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião, que tem como objetivo oferecer atividades e projetos que auxiliem no desenvolvimento físico, mental e espiritual de cada criança.

A lei do Desbravador ordena-me:

  • Observar a devoção matinal. Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia.
  • Cumprir fielmente a parte que me corresponde. ...
  • Cuidar de meu corpo. ...
  • Manter a consciência limpa. ...
  • Ser cortês e obediente. ...
  • Andar com reverência na casa de Deus. ...
  • Ter sempre um cântico no coração. ...
  • Ir aonde Deus mandar.

Pela graça de Deus, serei puro,bondoso e leal, quardarei a lei dos Desbravadores, serei um servo de Deus e amigo de todos.

Há 155 anos, nascia Cândido Mariano da Silva, o marechal Rondon, que ficou conhecido como um grande desbravador e conquistador brasileiro. Ele foi o responsável por interligar o Rio de Janeiro as regiões remotas do Mato Grosso e Amazônia.

O quarto ano “B” escolheu como nome de grupo “Desbravadores”. A sugestão foi da Aluna Rayka Adrielly Rita que socializou com o grupo a seguinte justificativa: “Desbravar significa explorar, conquistar e acredito que este significado tem muita relação com nosso grupo.”

Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes religiões, reúnem-se uma vez por semana para aprender talentos, habilidades, percepções e aprimorar o gosto pela natureza.

Ser desbravador é ouvir o céu. É ter coragem de mergulhar em níveis em Deus que não são muitos que vão. Ser desbravador é reconhecer um chamado para lugares não muito habitados. As vezes, nós ouvimos nos cultos “Deus está nos levando a lugares mais profundos”, e nem sempre as pessoas entendem o que isso significa.

Quem são os desbravadores? Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, religião. Reúnem-se, em geral, uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.