Qual é a história do herdeiro do Copacabana Palace?

Perguntado por: dpeixoto3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O playboy, herdeiro do Copacabana Palace, o mais luxuoso e famoso hotel do Rio de Janeiro, gabava-se de nunca ter trabalhado, e dizia ter torrado a sua fortuna em festas, viagens, mulheres, comida, bebida, tudo do bom e do melhor que o dinheiro poderia comprar.

Jorginho Guinle – Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • Jorge Eduardo Guinle
  • Georgiana Guinle
  • Gabriel Guinle

O filho do playboy Jorge Guinle foi preso com maconha em Copacabana, zona sul do Rio. Ele é inspetor de administração penitenciária.

Os herdeiros são os empresários José, Luiz e Octavio Eduardo Guinle, a jornalista Georgiana Salles Pinto Guinle e o corretor de imóveis Gabriel Guinle.

Descendente de milionários, mas deserdado pela própria família, Octávio Guinle construiu o Copacabana Palace, que completa cem anos neste domingo, contando com uma generosa mesada que recebia da mãe, Guilhermina Coutinho da Silva Guinle (1854-1925), que acreditou na vocação do filho para o mercado hoteleiro.

Mas a deterioração dos negócios da família não dependeu só dele. A partir de 1972, quando a ditadura militar retirou dos Guinle a concessão do Porto de Santos, a família perdeu uma fonte de receita recorrente e, a partir daí, os negócios definharam e foram sendo vendidos um a um.

5 de março de 2004

Entre seus hóspedes assíduos estão Príncipe Charles, o rei Juan Carlos e rainha Sofia, da Espanha, a Rainha Beatriz e o príncipe Wilhem-Alexander da Holanda, a modelo Gisele Bündchen, a atriz Catherine Zeta-Jones, a chanceler alemã Angela Merkel e o fotógrafo Sebastião Salgado.

O Hotel Copacabana Palace completa 100 anos hoje. Poucos sabem, porém, é que o luxuoso imóvel não recebe apenas hóspedes ilustres — que vão desde os Rollings Stones, passando pela rainha Elizabeth II até o astro Justin Bieber.

Em 1989, a família de Octávio Guinle vendeu o Copacabana Palace para o grupo Orient-Express que, posteriormente, passou a chamar Belmond. Atualmente, o hotel é de propriedade do grupo francês LVMH, com comprou o Belmond em dezembro de 2018.

Guilhermina de Oliveira Sampaio Guinle (Rio de Janeiro, 26 de julho de 1974) é uma atriz brasileira.

O patriarca da família foi um dos homens de negócios mais ricos do país, sócio de Cândido Gaffrée na Companhia Docas de Santos. De ascendência francesa, o comerciante gaúcho Eduardo Palassin Guinle e sua esposa, Guilhermina Coutinho, haviam chegado ao Rio na década de 1870 e logo os negócios prosperaram.

Jose Eduardo foi presidente e fundador do Rio Convention & Visitors Bureau, dirigiu o curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Estácio de Sá, foi secretário de Turismo do RJ e presidente da Riotur.

Hoje a mansão dos Guinle é conhecida como Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Estado Rio de Janeiro.

O empresário Guilherme Guinle (1882-1960) ocupa na memória nacional o lugar de dono da Companhia Docas de Santos, gigantesca empresa à qual dedicou 46 anos de sua vida. No entanto, essa foi apenas uma das vertentes de sua atividade.