Qual é a história de Salomé na Bíblia?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Salomé (ca. 14 - entre 62 e 71) foi uma neta de Herodes, o Grande, filha de Herodes Filipe e Herodias, tendo sido criada na corte do tio, Herodes Antipas. No Novo Testamento ela é apontada como responsável pela execução de João Batista.

Ela o detestava, e numa festa de aniversário, sua filha, Salomé, protagonizou uma insinuante dança. Deslumbrado, Herodes, então, prometeu-lhe o que desejasse. Após consultar a mãe, Salomé solicitou a cabeça de João. O Rei não queria matá-lo, mas como voltar atrás na promessa feita ante tantos convidados?

Para algumas vertentes do cristianismo, Salomé foi uma das parteiras que presenciaram o nascimento de Jesus, e inscrições em grego e árabe esculpidas nas paredes indicam que o espaço foi dedicado a ela.

Apesar do espanto, os dois apóstolos aceitam batizar a jovem. O mais surpreendente, porém, ocorre quando Salomé, profundamente doída, confessa aos dois que seu grande pecado foi ter matado Batista. Mesmo assim, vendo a comoção da jovem, eles aceitam batizá-la.

Salomé: Significa “a pacífica”. Tem origem no aramaico Shalam-zion “a paz de Sion”, que mais tarde foi abreviado para Shalamzu e depois helenizado como Salome. Tem relação também com o hebraico shalon que quer dizer “paz”, por isso é atribuído o significado de “a pacífica”.

Depois que a filha de sua esposa, Salomé, dançou para ele, Herodes prometeu publicamente que “[lhe daria] tudo o que pedisse” (Mateus 14:7). A filha, instruída pela mãe, pediu a cabeça de João Batista, e por isso, Herodes o decapitou.

Herodes

Vieram os dicípulos e foram contar tudo a Jesus. 1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes.

Gangrena de Fournier

17 Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. 18 João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão”. 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém.

João morreu, após muito sofrimento por todas as perseguições que sofreu durante sua vida, por pregar a Palavra de Deus, e foi sepultado em Éfeso. Tinha noventa anos de idade. O evangelho de João fala dos mistérios de Jesus, mostrando os discursos do Mestre com uma visão mais aguçada, mais profunda.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.

Os Evangelhos destacam que quando Jesus estava sendo conduzido para ser crucificado, carregando uma pesada cruz, sobre seus frágeis ombros, foi o Mestre ajudado por “tal Simão, o Cireneu”.

O significado do nome Maria – De origem hebraica, Maria significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Segundo o Dicionário de Nomes Próprios, “é um nome de origem incerta, e provavelmente tenha vindo do hebraico Myriam, que significa 'senhora soberana, vidente'.

Significado: Forma castelhana de João, do hebraico Yochanan, que significa "Deus é gracioso".

O rei fez tal como Eliseu lhe disse. The king did as Elisha told him.

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor.

Não se sabe exatamente a idade que João tinha quando foi morto, mas é certo que era mais velho do que seu primo Jesus. Por muito tempo, pairavam controvérsias sobre a historicidade de João Batista.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Salomé (ca. 14 - entre 62 e 71) foi uma neta de Herodes, o Grande, filha de Herodes Filipe e Herodias, tendo sido criada na corte do tio, Herodes Antipas.

Temendo perder a coroa para o recém-nascido Jesus, ele teria mandado matar, em Belém, todos os meninos com menos de dois anos de idade.