Qual é a história de Iansã e Ogum?

Perguntado por: ofrutuoso9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Certa vez, Iansã e Ogum estavam forjando metais, quando Xangô foi até seu irmão a fim de encomendar armas para a guerra. Chegando lá, Xangô viu Iansã e ficou perdidamente apaixonado por ela, foi então que os dois ficaram juntos, e Iansã se tornou a rainha da coroa de Xangô.

Xangô

Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás.

Mas Xangô traiu Ogum.

Ogum admirava Iansã por ser uma ótima parceira de trabalho e companheira, já que era uma guerreira livre. Juntos, eles adotaram o Orixá Logunedé, que havia se perdido de seus pais Oxum e Orixá Oxóssi.

Temperamentais, brigam e explodem por qualquer coisa. Eles possuem personalidade forte e gênio difícil. Não possuem filtro e falam o que vêm à cabeça. Sua sorte é que as pessoas mais próximas não levam a sério suas explosões, chegando até a se divertirem com esse seu jeito sarcástico de dizer verdades ácidas.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Daí Iansã ser a rainha do espírito dos mortos, a condutora dos eguns. Em outro de seus mitos, Iansã era companheira de Ogum, mas encantou-se por Xangô e abandonou Ogum, que a perseguiu. Ambos brigaram e Ogum cortou Iansã em nove pedaços, e esta dividiu-o em sete partes.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Ele morreu por pneumonia em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

"Oyá era a companheira de Ogún antes de se tornar a mulher de Xangô. Ela ajudava o deus dos ferreiros no seu trabalho; carregava docilmente seus instrumentos, da casa à oficina, e aí ela manejava o fole para ativar o fogo da forja.

Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um Vencedor. A sua impaciência é marcante. Tem decisões precipitadas.

Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

IANSÃ - 22/11 a 21/12
Combina com os filhos de: Ogum, Xangô e Oxóssi.

Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério. Também era conhecida por suas trocas de parceiros, que se tornar uma de suas lendas, sendo conhecida como arrebatadora das paixões.

As filhas e os filhos de Iansã
São extremamente inteligentes e estão sempre em busca do conhecimento, tal qual Iansã. São também muito intensos e com dificuldade de dominar seus impulsos, seja de amor, de ódio ou de raiva. Oiá é muito protetora, guardando todos os seus filhos e filhas das tempestades da vida.

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.