Qual é a história da Vitória Régia?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Segundo essa lenda indígena e amazônica, a vitória-régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar tocar o reflexo da Lua. Para os índios, a Lua era Jaci, deusa da Lua na mitologia tupi, que transformava as índias que escolhia em estrelas do céu.

A Lenda da vitória-régia é de origem brasileira e surgiu do povo indígena tupi-guarani.

Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através das explicações científicas, criavam mitos com o objetivo de dar sentido às coisas do mundo. Eles também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos, defeitos e qualidades do ser humano.

Mas, na segunda metade do século XIX, o nome científico da planta é definido como Victoria amazonica. Lenda – Para os índios tupi-guaranis a vitória-régia é o símbolo do amor de uma guerreira (Naiá) pelo deus Lua.

Significado de Vitória-régia
substantivo feminino Planta aquática, pertencente à família das ninfeáceas, Victoria regia, de origem sul-americana, sendo que suas folhas circulares podem chegar aos 2 metros de diâmetro, com flores únicas, brancas e sementes comestíveis; rainha-do-lago.

A vitória-régia é uma das plantas mais diferentes e lindas do mundo. Símbolo da região amazônica, recebeu esse nome em homenagem à Rainha Vitória quando os ingleses que vieram em expedição ao nosso país levaram sementes para os jardins do palácio britânico.

Em homenagem à índia, os integrantes de sua tribo passaram a acreditar que as flores que nasciam na Vitória-régia significavam o renascer de Naiá. Por isso, a planta é também conhecida como “estrela das águas”, em homenagem à índia.

Explicação: flor da vitória-régia permanece fechada durante quase todo o dia e só abre com o pôr-do-sol, porque sofre influência da luz solar. Além disso, a polinização é feita especificamente por um besouro - Dynastydae - que é atraído pelo aroma da flor.

jaçanã

A vitória-régia (Victoria amazonica) é considerada a maior flor das Américas. Conhecida como jaçanã, a espécie é nativa do Norte do Brasil, da Bolívia e das Guianas.

Popularmente conhecida como Vitória-Régia, pode ser encontrada naturalmente no Brasil, Guianas e na Bolívia, na bacia do rio Amazonas, Pantanal e na bacia do Paraguai. Possui grandes folhas circulares, com bordas bem visíveis, que flutuam na superfície da água, podendo chegar até 2,5 metros de diâmetro.

Flay

Quem é a DJ Vitória-Régia do The Masked Singer Brasil? A cantora e ex-BBB Flay é a artista por trás da fantasia da DJ Vitória-Régia da terceira temporada do The Masked Singer Brasil.

O Saci Pererê

O Saci Pererê está entre as lendas do folclore mais conhecidas pelo povo brasileiro.

O Saci-Pererê

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Já foi retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo.

O folclore surge dos costumes herdados pelos povos e assumem diferentes características de acordo com as regiões. No Brasil, por exemplo, o nosso folclore reflete os costumes trazidos pelos imigrantes, especialmente portugueses e espanhóis.

A Vitória – Régia, que vive em águas quase paradas, sem correnteza e não muito profundas, tem propriedades laxantes e cicatrizantes, além da capacidade de colorir e fortalecer os cabelos.

Suas folhas podem atingir 2,5m de diâmetro e suportam até 50 quilos.

A flor da vitória-régia vive por apenas 48 horas. É uma planta exclusivamente aquática. Possui folhas flutuantes e circulares que podem atingir 2,5 metros de diâmetro quando adultas. Estas possuem canais de escoamento e duas fendas laterais, encaminhando a água das chuvas para o lago.

Os frutos são carnosos, indeiscentes, com pseudossincarpia. As sementes apresentam arilo que atua na dispersão pela água. As plântulas se desenvolvem em condições de hipoxia e apresentam um cotilédone exposto acicular.

Régia é uma variante de Regina, nome originado a partir do latim regina, que significa literalmente “rainha” ou “senhora absoluta”. Alguns etimologistas, no entanto, acreditam que este nome tem origem a partir do germânico Regino, derivado do termo ragin, que significa “conselho”.