Qual é a gripe do momento?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A gripe H3N2 é uma mutação do vírus Influenza, também chamado de Darwin, que foi detectada na Austrália, no final de 2021. Essa cepa vem causando surtos em diversas cidades no Brasil, especialmente nas estações secas.

Como é feito o tratamento? Após o diagnóstico adequado, dependendo do quadro clínico e fase da doença, existe a possibilidade de prescrição, pelo seu médico, de medicamentos antivirais, como o fosfato de oseltamivir (Tamiflu) ou o zanamivir (Relenza), independentemente do tipo de influenza envolvido na infecção.

Os sintomas da gripe costumam durar de 3 a 7 dias.

Tosse, febre, dores de cabeça e nas articulações são sintomas que têm confundido muitas pessoas nas últimas semanas. Os sinais podem ser indicativos tanto de Covid-19 quanto de H3N2, variante do vírus influenza A.

A gripe H3N2 é uma mutação do vírus Influenza, também chamado de Darwin, que foi detectada na Austrália, no final de 2021.

Os sintomas, que começam de repente, de forma aguda, são mais intensos nas primeiras 48 horas e similares aos dos tipos frequentes de gripe: febre, cansaço, dores no corpo, na cabeça, na garganta e nas articulações, coriza, espirros, fraqueza e falta de apetite.

Trate os sintomas
Nesse caso, repousar, tomar banhos de água morna e tomar medicamentos com ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória pode ajudar bastante, fornecendo um tratamento rápido para gripe.

Benegrip, medicamento para aliviar e melhorar os sintomas da gripe, do laboratório Hypera Pharma está entre os primeiros lugares na lista dos antigripais mais vendido no Brasil em valores no MAT de 2021/02 e MAT de 2022/02.

Quais são os melhores medicamentos para gripe?

  • Paracetamol e dipirona. O parecetamol e a dipirona são analgésicos e antitérmicos, ajudando no controle da febre, das dores de cabeça e da sensação de mal-estar e cansaço. ...
  • Ibuprofeno, diclofenaco ou nimesulida. ...
  • Soro fisiológico. ...
  • N-acetilcisteína. ...
  • Loratadina e dexclorfeniramina.

Quais são os principais sintomas da gripe?

  1. Febre. É comum que um quadro de gripe apresente febre superior a 38°C, mas isso não significa que não é preciso estar atento ao sintoma nem buscar manter a temperatura sob controle de acordo com a orientação médica.
  2. Dor de garganta. ...
  3. Tosse. ...
  4. Dor no corpo. ...
  5. Dor de cabeça.

“A gripe normalmente é uma infecção de via aérea superior que pode evoluir para uma pneumonia quando infecta os pulmões, um exemplo é a pneumonia pelo H1N1, ou pode ocorrer uma infecção bacteriana secundária, que também pode levar à infecção dos pulmões”, esclarece.

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

O período de incubação do vírus H3N2 pode ser de até cinco dias e a gripe pode durar alguns dias ou até semanas, sendo em média 7 dias. O adulto infectado pode transmitir o vírus um dia antes do início dos sintomas até 7 dias depois.

A maioria dos casos graves apresenta uma tosse seca e persistente, mas o paciente também pode ter uma tosse leve acompanhada de irritação na garganta, igual a um resfriado”, afirma.