Qual é a gordura mais saudável para cozinhar?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O consumo de margarina também não é recomendado, por ser um alimento ultra processado, cheio de aditivos. A melhor opção de gordura para cozinhar é o azeite.

Contudo, de acordo com o Dr. Dayan Siebra, médico vascular e ortomolecular, isso não é verdade. Conforme ele explica, o uso da banha de porco na cozinha é muito mais recomendável do que o uso dos óleos vegetais.

Afinal, qual o pior óleo para cozinhar? Óleo de CANOLA é sem dúvida o pior óleo para saúde. O óleo de canola é feito com a planta colza, uma semente transgênica criada 100% em laboratório.

Gorduras mais saudáveis:
Gorduras insaturadas são reconhecidas como “gorduras boas” e há dois tipos: monoinsaturadas e polinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim.

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.

O alimento não faz mal para a saúde, mas, ainda assim, não há motivos para incentivar a inclusão da banha de porco em dietas saudáveis. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode aumentar as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e outras complicações de saúde.

República da Saúde

  • Óleo de coco. O óleo de coco é considerado uma dos melhores óleos. ...
  • Manteiga ghee. Utilizar manteiga ghee, também conhecida como clarificada, para cozinhar é uma decisão positiva e saudável. ...
  • Azeite de oliva. O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de amendoim.

De vilã a mocinha: a banha de porco é muito mais saudável que óleos saturados, como de girassol e canola.

A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada. “A base dele é gordura monoinsaturada, que é anti-inflamatória e protege nosso organismo.”

As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças.

As gorduras saturadas fazem parte do grupo de gorduras consideradas ruins para nossa saúde. Quando consumidas sem moderação, contribuem para o aumento de colesterol LDL no sangue, o conhecido colesterol ruim.

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

consulta. “Em cada 100g de banha há 88.7g de gordura, sendo 32.2g de gordura saturada, 42g de gordura monoinsaturada e 10.3g de gordura poli-insaturada”, completa a especialista. Por muito tempo, as gorduras saturadas foram tidas como as principais vilãs para as doenças cardiovasculares.

Como você tem colesterol alto, não é indicado que utilize gordura animal para cozinhar os alimentos, como manteiga, por exemplo. Você pode utilizar óleos vegetais. O óleo de milho e girassol possuem bem mais ômega 6 do que o óleo de soja.

Essa informação é consenso, e a manteiga é muito melhor, porque a margarina é um óleo vegetal modificado para que dure mais tempo”, explica Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

O óleo é mais versátil para cozinhar em altas temperaturas, mas deve ser usado com moderação. O azeite é mais saudável para o coração e para as células, mas deve ser usado em temperaturas baixas ou cru.

O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

A melhor opção de gordura para cozinhar é o azeite. O azeite de oliva é fonte de gordura monoinsaturada, que ajuda a aumentar o colesterol "bom" (HDL) e reduzir o colesterol "ruim" (LDL).

As gorduras saturadas são totalmente contraindicadas por médicos, sendo associadas ao aumento de doenças cardiovasculares.