Qual é a glândula que não é controlada pela hipófise?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

pâncreas

Dentre as alternativas, apenas o pâncreas não é controlado pela hipófise. O ovário é afetado pelos hormônios folículo-estimulante e luteinizante. A tireoide é estimulada graças à tireotrofina.

A glândula pituitária ou hipófise é uma pequena glândula localizada em um espaço ósseo chamado sela túrcica. A hipófise está conectada diretamente ao hipotálamo, proporcionando um elo entre o cérebro e o sistema endócrino.

É importante destacar que nem toda glândula do nosso corpo faz parte do sistema endócrino, sendo esse o caso das glândulas exócrinas. Nestas, diferentemente das endócrinas, as secreções são liberadas para o meio externo ou cavidades por intermédio de ductos. São exemplos delas as glândulas salivares e as sudoríparas.

Neuro-hipófise

HormônioDescrição
Antidiurético (Vasopressina)Responsável pela reabsorção de água nos rins, reduzindo o volume da urina e perda excessiva de água.
OcitocinaAtua no estímulo da musculatura do útero. Possui um importante papel na expulsão do feto no momento do parto.

A hipófise ou glândula pituitária é um pequeno órgão localizado na cavidade do osso esfenoide – a sela túrcica. Se liga ao hipotálamo, situado na base do cérebro, por um pedículo que representa a ligação entre a hipófise e o sistema nervoso central.

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

O hipotálamo é uma região do diencéfalo, que faz a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino. É ele quem coordena a atividade da hipófise, por meio de hormônios liberadores. Ou seja, algum estímulo chega ao hipotálamo e estimula a liberação de determinado hormônio liberador.

A glândula pineal é a responsável pela produção e secreção de melatonina no nosso organismo. Este é um hormônio fundamental para a indução ao sono, estando diretamente relacionado à regulação do metabolismo no dia a dia, incluindo períodos de descanso ou atividade plena.

A hipófise anterior, também conhecida como adeno-hipófise, secreta seis hormônios peptídeos importantes, são eles:

  • O hormônio do crescimento;
  • A adrenocorticotropina;
  • O hormônio estimulante da tireóide;
  • A prolactina;
  • Dois homônios gonadotrópicos – o FSH e o LH;

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.

A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, garante o equilíbrio do organismo.

hipotálamo

O hipotálamo controla o sistema endócrino através de várias vias. Estas incluem projeções diretas para a hipófise posterior (neuro-hipófise) e controle indireto sobre a hipófise anterior (adeno-hipófise) através de projeções para a eminência mediana e através do sistema nervoso autônomo.

As principais glândulas do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as células das ilhotas pancreáticas, as glândulas adrenais, os testículos no homem e os ovários nas mulheres.

Alternativa “a”. A hipófise é responsável por secretar dois hormônios produzidos no hipotálamo: o hormônio antidiurético e a ocitocina.

E os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.

O hipopituitarismo é a diminuição da atividade da hipófise que resulta em deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. Os sintomas de hipopituitarismo dependem de qual hormônio está deficiente e podem incluir baixa estatura, infertilidade, intolerância ao frio, cansaço e incapacidade de produzir leite materno.

A glândula pituitária, também conhecida como hipófise, é considerada a “glândula endócrina mestre” porque liberta hormonas que regulam a atividade de vários órgãos endócrinos importantes do corpo.