Qual é a gíria Paulista?

Perguntado por: dcorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Muito tempo; tempo demaisssss: "Faz a maior cota (mó cota) que não o vejo." Mentira, conversa mole: "Isso aí que ele disse é o maior migué (mó migué)." Vacilar; estar por fora; ficar "moscando": "Ele está moscando, já deveria ter feito isso." Ir a um lugar: "Cola aqui em casa; vamos colar lá no sábado?"

No tráfico há também um vocabulário próprio, assim como no meio dos estelionatários. Neste, por exemplo, ''chiquita'' quer dizer cheque; ''banho'' significa deu golpe em alguém, e ''prego'' - palavra que, aos poucos está ganhando também as ruas - quer dizer aquele que não conhece gíria.

Na cidade de São Paulo, duas pronúncias se destacam. A intitulada “R retroflexo”, é o famoso R caipira, muito presente em comunidades periféricas. A outra é chamada “R tepe”, mais seco, como na palavra “pirata”, por exemplo. E o curioso aqui é que os nativos falantes do paulistanês não acreditam que têm sotaque.

Entretanto, nem todo paulista é paulistano, já que pode ter nascido em qualquer outra cidade ... Porque Paulista puxa o r? O tal do 'R' Ela explica que no Brasil, o grande diferenciador de sotaques é a pronúncia da letra “R”, principalmente quando em final de sílaba, em palavras como “porta” e “mulher”.

Pronome de tratamento com o mesmo significado que cara, mano, meo, bróder, man; rapaz, homem ou também adjetivo de alguém lerdo, bobo, burro. Originário de “João”. *Suggestion from internet users/Sugestão dos internautas.

Meter o louco (ou meter o loco)
Significa fazer algo inconsequente, que ninguém espera, sem pensar muito.

Miado. Algo que está ruim. “Essa festa tá miada!

Expressões do “dicionário da comunidade” são utilizadas em contextos informais, naquela conversa ou encontros com os crias da favela. “Perreco”, ”Moiado”, “Sem visão”.

Dar PT é uma gíria usada para dizer que alguém bebeu além da conta, a ponto de vomitar e/ou perder a consciência de seus atos. As letras PT formam uma sigla para perda total. Quando alguém fica extremamente bêbado, pode-se dizer que essa pessoa deu PT.

Zulu são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares.

Seu significado é Policial Militar ou simplesmente PM. (Papa Mike não é uma gíria.) Além dessa origem, também é um representação em conformidade com o código fonético internacional utilizado por militares de todo o mundo. Onde Papa é o "P" e Mike é o "M".

Então, X-9 era uma história em quadrinhos. O Agente X-9 era um detetive, um agente secreto do FBI. E essa história em quadrinhos fez muito sucesso dos anos 40 aos anos 70, criando este termo x-9 como sinônimo de delator, dedo duro ou fofoqueiro.

Perna de grilo: outra maneira de chamar o beck que é mais fino. Pilar: pilar um beck significa usar um objeto de ponta mais fina para empurrar o conteúdo do baseado mais pra baixo, ou seja, mais próximo da piteira e deixar o recheio mais concentrado, fazendo uma puxada melhor.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo. É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

é associada à facção criminal Os Manos. A expressão é utilizada para indicar que tudo vai bem, mas só pode ser falada entre os irmãos da facção Os Manos, pois ela não é bem aceita entre outros territórios que não sejam deles.

Abaixo, você confere a lista completa:

  • Os sotaques mineiro, baiano e fluminense lideram o ranking – Foto: Divulgação / Alto Astral.
  • O sotaque fluminense foi eleito um dos mais inconfundíveis – ...
  • Os sotaques fluminense, mineiro e gaúcho são os mais desejados – ...
  • Confira quais são os sotaques mais charmosos do Brasil -