Qual é a gíria gaúcha?

Perguntado por: emaia9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

“Bah”, “tchê”, “mate”, “barbaridade” e “guri” são palavras que (quase) todo mundo conhece e até usam no dia a dia. Mas, você sabe o que significa “guapo”, “pandorga”, “vareio” e “posteiro”?

Na linguagem regional gauchesca, prevalece, atualmente, a forma escrita e falada “tchê”, empregada geralmente ao final de uma frase, como expressão de espanto, surpresa ou como forma de chamar a atenção de alguém, como se fosse um vocativo. Exemplo: “O que é isso tchê?” Mas bah tchê, tava bom barbaridade!”

se fossem duas pessoas conhecidas, se batia na ponta dos dedos e no antebraço. E se fossem dois amigos, se batia a ponta dos dedos e com as costas da mão no peito e logo em seguida um firme aperto de mão.

matungo

Pingo é a maneira carinhosa e tradicional que o gaúcho chama seu cavalo, às vezes também é chamado de matungo. O cavalo é o companheiro do gaúcho e do peão nas lidas campeiras e no Rio Grande do Sul o “cavalo crioulo” é um dos símbolos do estado.

Pila (substantivo masculino) é um dos nomes pelo qual é referido coloquialmente o dinheiro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.

Porco dio ou Rio grande do sul.

Significado de subir 70: Gíria utilizada quando alguém faz uso de substâncias ilícitas.

O que é bah: Usado mais por gaúchos. Pode expressar tristeza, mal-estar, alívio, surpresa, espanto, dúvida, etc. ... Expressão usada geralmente por Gaúchos do sul do país para designar sentimentos.

1. Bah e Tchê não significam a mesma coisa. O "bah" é quase um suspiro que, dependendo da entonação, serve para externalizar basicamente qualquer sentimento que existe: decepção, alegria, espanto, medo, admiração, raiva. O "tchê" é uma interjeição exclamativa para chamar a atenção de alguém.

Expressão popular usada no interior de Minas Gerais que significa carne. Você quer um pedacinho de tiche? Comemos um pedaço de tiche de porco.

O que é Macho: Palavra utilizada popularmente para definir indivíduo do sexo masculino.

O sotaque do gaúcho sofre forte influência do espanhol falado pelos vizinhos Platenses e das colonizações alemã e italiana, muito expressivas naquele estado. A principal característica do gauchês, que o distingue do português falado no restante do Brasil, é o uso do tu como pronome, ao invés de você.

marmitina | Porto Alegre RS.

A gíria 22, para se referir a pessoas com transtornos mentais, faz alusão ao caput do artigo 22 do antigo Código Penal de 1940 (Decreto-Lei N° 2.848, de 7 de dezembro de 1940), que trazia: "É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da ...

Para fazer o chiripá pode-se empregar e usa-se geralmente, um poncho de pala.”

danças típicas, chimarrão, esportes que envolvem atividades campeiras.