Qual é a gíria do Rio de Janeiro?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

A cidade é realmente maravilhosa, e o povo contribui muito para isso. Eu uso algumas das gírias cariocas como caraca, caô, tralha, loka, foda e maneiro.

Muitas vezes também dito ou escrito como “E aê”. Serve para começo de conversa entre duas pessoas, o mesmo que “oi” ou “tudo bem?”. Exemplo: – Olá, bom dia.

No dialeto carioca, tem havido um ressurgimento do uso de tu como índice de segunda pessoa, ao lado do índice mais comum no Brasil, você. Esse uso acontece principalmente entre homens jovens (com menos de 30 anos), no contexto de discurso informal e como marca enfática (uma vez que você é tido como forma não-marcada).

A letra R, que é forte no dialeto carioca, é proveniente da característica da fala francesa, que possui o “r” como forte sílaba na fala. Os dialetos africanos falados pelos escravos também são outra forte influência sobre o sotaque carioca.

Esta é fácil: "busão" significa "ônibus". O que você precisa entender aqui é o seguinte: se o carioca diz que está entrando no ônibus, na verdade ele ainda nem saiu de casa.

A página Tudo 2 define a expressão como "tudo em ordem" e a Tudo 3, maior página com esse tipo de conteúdo com mais de 10 mil curtidas, traz outro uso ao 3, para as palavras Todo Certo Prevalece, uma máxima da facção, e outro significante para a sigla TCP.

No tráfico há também um vocabulário próprio, assim como no meio dos estelionatários. Neste, por exemplo, ''chiquita'' quer dizer cheque; ''banho'' significa deu golpe em alguém, e ''prego'' - palavra que, aos poucos está ganhando também as ruas - quer dizer aquele que não conhece gíria.

Derivação do "vapor" - menor que avisa aos traficantes da entrada da polícia na favela.

Mermão ou Brother:
Essa expressão na linguagem dos cariocas pode ser usada tanto para se referir a uma pessoa que se está conversando, e pode ser amigo, ou irmão ou não. Exemplos: Mermão, a praia estava muito boa hoje!

A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão. A letra “r” também é pronunciada de maneira diferente, mais forte e seco.

Os cariocas, como sabemos, incluem em certas palavras um fonema i que não existe. É o caso de "nascer", que muitos deles pronunciam "naiscer"; ou de "mesmo", transformado em "meismo". Essa prosódia descende diretamente do português de Portugal. Ouçam bem o lisboeta falando "Cascais".

A cidade é mencionada oficialmente pela primeira vez quando a segunda expedição exploratória portuguesa, comandada por Gaspar lemos, chegou em Janeiro de 1502, à baía, que o navegador supôs, compreensivelmente, ser a foz de um rio, por conseguinte, dando o nome à região do Rio de Janeiro.

fxp arquivos são arquivos criados com o uso de Flash Catalyst ou Flash Builder. Arquivos com a . fxp extensão são freqüentemente chamados de arquivos de projeto, porque eles são criados principalmente por desenvolvedores da Web como projetos para seus clientes.

Pose de cria
Ela se refere a fotos em que a pessoa retratada faz uma pose marrenta, normalmente evitando olhar para a câmera.

Além do s, o fonema r mais sussurrado também é bem característico da forma de falar do carioca. Em vez de “porrrta” como os paulistas, eles dizem “porta”.

1. "Não é biscoito, é bolacha".