Qual é a geração mais depressiva?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Com base em estudos americanos, menciona que a geração Z, formada por nascidos a partir de 1995, está mais propensa a ter depressão por ser menos resiliente e não saber lidar com frustrações.

Millennials

Antes, você realmente sabe quem são os Milennials? Muito provavelmente você que está lendo agora é um deles. Os Millennials, ou Geração Y, são os nascidos entre as décadas de 80's e 90's.

Alguns sociólogos começaram a teorizar que essas taxas crescentes de depressão e ansiedade podem resultar dos laços da geração Z com a tecnologia, com grande parte de sua visão de mundo moldada pelas mídias sociais. Algumas das preocupações do adolescente parecem estar ligadas à situação econômica da família.

Com base em estudos americanos, menciona que a geração Z, formada por nascidos a partir de 1995, está mais propensa a ter depressão por ser menos resiliente e não saber lidar com frustrações.

São adeptos da praticidade, responsáveis, autodidatas e extremamente realistas e lógicos. A geração Z foi socializada na era da internet e possui um domínio de tecnologias maior que as gerações anteriores.

Alphas

Muito se fala sobre os Alphas serem a geração mais inteligente de todas, e esta percepção se deve em parte por essas crianças estarem inseridas em um ambiente com estímulos constantes.

Assim, das 2.598 pesquisas realizadas, esse foi o resultado: da geração mais feliz para a menos feliz, estão a Geração Silenciosa (com idade 77 anos ou mais), Boomers (58 a 76), Geração X (42 a 57), Millennials (26 a 41) e Geração Z (18-25).

Pandemia, solidão, ansiedade social, frustração profissional, preocupações globais, uso excessivo das redes sociais … os problemas que pesam sob os ombros da geração Z estão aí, listados, e podem ser facilmente reconhecidos por todos.

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos. Nos últimos anos, com avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu para 10 anos.

geração Z

É o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009, e são, em sua maior parte, filhos dos millennials (1981-1996). Em 2025, haverá cerca 2,5 bilhões deles no mundo, o que fará da alpha a maior geração da história da humanidade.

Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.

As gerações mimimi e nutella são consideradas, pela geração reprimida, superficiais, exigentes, indecisas, orgulhosas de suas intelectualidades (questionam os grandes filósofos da humanidade), sem identidade pessoal (efeito manada), sentimental demais (não aceitam pena de morte), assassinas de fetos (aborto), ...

Desemprego como centro das preocupações
Para a geração Z, estão o desemprego, a segurança e a saúde em terceiro lugar.

Hoje, pela primeira vez na história, temos cinco gerações convivendo entre si no ambiente de trabalho: Geração Tradicional (também chamada de Silenciosa, abrange as pessoas acima de 65 anos), Baby Boomers (50 a 64 anos), Geração X (35 a 49 anos), Geração Y (21 a 34 anos, também conhecidos como Millennials) e Geração Z ...

Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.