Qual é a geometria molecular do NO2?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A molécula de dióxido de nitrogênio apresenta geometria angular, com comprimentos de ligação N-O de 119,7 pm e ângulo de ligação O-N-O de 134,0°.

Para realizar a determinação da geometria molecular, é preciso escrever a fórmula da molécula, descobrir qual é o átomo central e ver quantas nuvens eletrônicas existem.

Visto que a molécula de água possui a geometria angular, por exemplo, ela forma moléculas polares.

Possui geometria linear (molécula apresenta um ângulo de 180o); Suas moléculas são apolares (não apresentam polo positivo e negativo); Sua massa molar é 44 g/mol; Suas moléculas interagem entre si por dipolo induzido (força intermolecular que ocorre entre moléculas apolares).

Geometria angular
A geometria molecular do H2O (água) também é angular. Nela, o átomo central é o Oxigênio, que tem dois pares isolados. As 4 nuvens eletrônicas são: duas ligações químicas e dois pares isolados. Por isso, elas se afastam o máximo possível, e a estrutura fica angular.

Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar; Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

A geometria angular é um dos diversos tipos de geometria molecular, que ainda podem ser linear, piramidal, trigonal plana, tetraédrica, etc.

1º Exemplo: amônia (NH3)
A amônia apresenta geometria piramidal porque possui os seguintes critérios: Sua molécula é tetratômica; O nitrogênio é o átomo central por realizar o maior número de ligações (três, pois pertence à família VA);

O NO2 é formado, a partir do NO, pela ação da luz solar. Neste caso, o NO2 tem um papel importante na formação de oxidantes fotoquímicos como o ozônio. Mas também é um gás derivado de processos de queima de combustível em veículos, indústrias e termelétricas (CETESB, 2019).

Um desses poluentes é o dióxido de nitrogênio, o NO2. Ele é um gás muito comum, tóxico, conhecido por seu cheiro forte e coloração castanha em algumas situações.

NO2- tem o oxigênio com nox – 2, como são 2 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o nox do N é +3.

A fórmula molecular indica o número real de átomos de cada tipo de elemento químico que aparece na molécula. Por exemplo, a fórmula molecular da água é H2O, o que significa que em cada molécula de água há dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio.

O CO2 tem duas ligações polares, pois o oxigênio é mais eletronegativo que o carbono. Como a molécula é linear, a atração eletrônica do oxigênio “da esquerda” é contrabalançada pela atração do oxigênio “da direita” e, como resultado, temos uma molécula apolar.

- Geometria Linear: com ângulos de 180°, esse tipo acontece em moléculas que possuem dois átomos (moléculas biatômicas). Exemplos: XeF2 (Difluoreto de xenônio), BeF2 (Fluoreto de berílio), HCl (Ácido clorídrico), CO2 (Gás carbônico), BeH2 (Hidreto de berílio), C2H2 (Acetileno).

Os pares de elétrons de valência ficam orientadas para os vértices de um tetraedro que contém o átomo de Nitrogênio (N) no centro e onde cada vértice está ocupado por um H, ou seja, tem geometria tetraédrica.