Qual é a geometria da molécula H2S?

Perguntado por: amaia7 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

O H2S possui geometria angular e é polar.

A geometria da molécula, dependendo dos átomos que a compõem, assume diversas formas geométricas. As mais importantes são linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica.

O H2S apresenta como força intermolecular a interação dipolo-dipolo ou dipolo permanente, pois a molécula de H2S é polar.

A fórmula estrutural do ácido sulfúrico é tetraédrica.

O H2S em sua forma gasosa forma-se a partir da putrefação natural de compostos de origem orgânica que apresentam o elemento químico enxofre em sua composição. É um gás incolor, extremamente tóxico e corrosivo, formado pela presença de dois átomos de hidrogênio para um átomo de enxofre.

A geometria angular pode ser encontrada apenas em moléculas que apresentam as seguintes características:

  1. Triatômicas, ou seja, possuem apenas três átomos;
  2. Possuir, no mínimo, três nuvens eletrônicas no átomo central.

A Geometria, área de estudo da Matemática, é dividida em: Geometria Plana, Espacial e Analítica.

São exemplos de geometria molecular: geometria trigonal, linear, octaédrica, plana, angular, tetraédrica ou bipiramidal.

Para realizar a determinação da geometria molecular, é preciso escrever a fórmula da molécula, descobrir qual é o átomo central e ver quantas nuvens eletrônicas existem.

A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1). O ângulo de ligação é de 104,45º em função da estrutura tetraédrica dos orbitais sp3 do oxigênio (figura 2).

O átomo central determina a geometria da molécula, e para identificar qual elemento será considerado o átomo central, devem-se observar 2 enunciados:

  1. Realiza o maior número de ligações dentro de uma molécula.
  2. Se encontra em menor quantidade atômica.

O sulfeto de hidrogênio (H2S) é um gás incolor, de cheiro desagradável característico, extremamente tóxico e mais denso do que o ar. É bastante inflamável e sua temperatura de auto-ignição é de 260°C, enquanto o limite de baixa explosividade é da ordem de 4,3% no ar (em volume).

O ácido sulfídrico, também conhecido como sulfureto de hidrogénio, cuja fórmula química é H2S, é um gás incolor e inflamável com um forte e desagradável odor de ovos podres.

Representação da molécula de ácido sulfídrico em 3D. é um composto corrosivo, venenoso e gasoso no seu estado natural que consiste em dois átomos de hidrogênio e um de enxofre.

Além dos fertilizantes, o ácido sulfúrico é consumido para tratamento de água, processamento de minérios e como reagente na síntese de outros materiais. O ácido sulfúrico é um forte oxidante e reage facilmente com a água. Por isso, em concentrações maiores que 90%, é utilizado como agente desidratante.

O ácido sulfúrico 98% possui um pH em torno de 1, o que significa que é extremamente ácido. A escala de pH encontra-se numa escala logarítmica, ou seja, para avançar do pH 1 ao pH 2, deve-se diluir uma solução em 10 vezes. Imaginemos um derrame de apenas um litro de ácido sulfúrico cujo pH é 1.