Qual é a genealogia de Jacó?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Jacó era filho de Isaac (ou Isaque) e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto de Abraão. Sua história ocupa vinte e cinco capítulos do livro de Gênesis. Feita a profecia de Deus a Rebeca sobre as duas nações que nasceriam do seu ventre é que nascem Esaú e Jacó.

  • Isaac
  • Rebeca

José teve dois filhos: Manassés e Efraim. Jacó os abençoou como seus filhos, pelo que foram contados entre os filhos de Israel. Quando falamos da tribo de José comumente estamos falando ou da descendência de Manassés ou da descendência de Efraim.

Êxodo 6:14–27 contém as genealogias de Rúben, Simeão e Levi. Moisés e Aarão eram descendentes de Levi, terceiro filho de Jacó ou Israel. Talvez as genealogias de Rúben e a de Simeão tenham sido incluídas para mostrar o lugar da tribo de Levi entre os israelitas.

7 Nogá, Nefegue, Jafia, 8 Elisama, Eliada e Elifelete. 9 Todos esses foram filhos de Davi, além dos que teve com suas concubinas, e a filha Tamar, irmã deles.

"Jacó" deriva da raiz "Kov", que significa "agarrar pelo calcanhar", "enganar", "conter", "ficar" ou "suplantar". Jacó foi chamado assim porque saiu do ventre da mãe segurando o calcanhar do irmão gêmeo Esaú, que nascera primeiro.

Gênesis 32. Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face.

Neste caso, as tribos do Êxodo teriam sido aquelas de maior destaque na narrativa bíblica, ou seja, Judá, Levi, Simeão, Benjamim, e as meio-tribos de Efraim e Manassés, o que enfraqueceria toda a base histórica da narrativa do Êxodo.

Esaú e Jacó, filhos de Isaque e Rebeca
Rebeca deu à luz a dois meninos gêmeos. O primeiro, de acordo com o livro do Genêsis, nasceu ruivo e coberto por pelos, por esse motivo recebeu o nome de Esaú, que quer dizer “coberto de pelos”.

Assim, da experiência de Jacob nasce Israel na unidade e na diversidade dos seus doze filhos. Antes de morrer, Jacob deixa a sua bênção a cada um dos seus filhos. Com José, primeiro traído e depois escolhido pelos irmãos como Senhor (cf.

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

Motivos que tornaram José o favorito de Jacó em "Gênesis"
José sempre teve um significado especial para Jacó pelo fato de que foi o primeiro filho com a mulher que o pastor verdadeiramente amava, Raquel (Giselle Tigre), sendo muito esperado desde a notícia, mas não é só isso que o torna o favorito.

Jacó entrega destino de cada um dos filhos em "Gênesis"
O primeiro é o próprio José, preocupado com o pai, que herda dele as terras de Siquém, além de sua proteção divina, estendida também aos seus dois filhos, Manassés e Efraim, abençoados pelas mãos de Jacó antes de sua despedida, aos 147 anos.

Lembre os alunos de que, quando Jacó viajava de volta para a terra de Canaã após trabalhar para Labão por 20 anos, Jacó tinha medo do que Esaú poderia fazer com ele e sua família quando retornasse.

Há quem diga, porém, que ele teria sido um conselheiro egípcio do faraó. Outros, que Moisés viria de Mose, cujo significado seria 'filho', lembrando que o nome Moshé foi dado pela filha do faraó.