Qual é a fusível?

Perguntado por: raraujo5 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Qual a função dos fusíveis? A função do fusível é tornar um circuito elétrico seguro. A eletricidade pode causar muitos danos e provocar acidentes se não for utilizada da maneira correta. Os circuitos elétricos às vezes podem ter curtos-circuitos ou sobrecargas de energia.

Tipos de Fusíveis

  • Fusível NH: são utilizados para proteger instalações elétricas industriais de sobre correntes de curto-circuito. ...
  • Fusível D: ...
  • Fusíveis ultra rápidos: São utilizados para proteger circuitos retificadores e conversores de frequência.

O fusível é um dispositivo altamente necessário nos circuitos elétricos, uma vez que interrompe a passagem da corrente elétrica quando esya ultrapassa o limite permitido. A sua estrutura interna é montada de forma a derreter-se, caso considere que há uma sobrecarga elétrica.

Os fusíveis são equipamentos de segurança que impedem a passagem de corrente quando há uma sobrecarga em um circuito elétrico. Assim, quando há uma passagem de corrente maior do que o fusível suporta, ele queima, impedindo que essa sobrecarga chegue ao circuito.

Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel. Portanto, caso seu carro não for como alguns modelos que tem alguns fusíveis reserva na caixa, você terá que ir até a loja de acessórios, autopeças ou até na concessionária e adquirir um outro exatamente igual.

Quando há um fusível queimado, você pode ter uma pane elétrica no carro e ficar na mão. O fusível é tão importante que cada circuito do automóvel tem o seu próprio. Quando há um fusível queimado, isso pode fazer um fio sobrecarregar, derreter e pegar fogo.

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):
Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.

Normalmente, ela fica próxima ao pedal, na parte inferior do painel. Identifique qual dos fusíveis é o do freio e verifique se ele está queimado.

A corrente nominal do fusível deve ser maior que a corrente nominal da carga. Aconselhamos utilizar fusíveis com corrente nominal 20% acima da corrente da carga. Quando utilizados para proteger soft-starters, o valor de corrente nominal do fusível deve ser preferencialmente maior que a corrente de partida da carga.

Os disjuntores normalmente são projetados para atender às necessidades da indústria pesada. Já os fusíveis são mais utilizados em circuitos domésticos e na indústria leve.

O Fusível de Lâmina Max Nacional, servem para proteger algum equipamento cortando a corrente em caso de sobrecarga (curto), no caso desses fusíveis Nacionais, a lâmina vem exatamente na amperagem correta, ou seja o de 30 amperes vai queimar com 30 amperes, o de 60 amperes vai queimar nos 60 amperes.

A chave fusível (ou corta-circuito) é um equipamento amplamente utilizado na proteção contra sobrecorrentes em redes primárias de distribuição de energia elétrica.

Para trocar os fusíveis, abra a chave correspondente de modo a interromper a corrente e coloque sempre unidades com a mesma especificação de corrente. Se ao religar a chave, o fusível queimar novamente, é porque existe algum problema no setor correspondente da rede de distribuição de energia.

O Fusível de Vidro é feito basicamente com um filamento ou lamina de metal que derrete(queima) quando existe uma sobrecarga no circuito, como o fusível é um elo de ligação por onde passa a corrente, ele aquece se a variação da corrente for acima do padrão para o qual foi projetado.

Passo a passo para a troca do fusível do carro

  1. Ver no manual do proprietário onde está localizada a caixa de fusível e qual o fusível responsável pelo problema (como farol que não acende).
  2. Abrir a caixa de fusível e procurar o que está queimado. Removê-lo. ...
  3. Colocar o novo no local.
video_content

Vários fusíveis são fabricados com uma pequena liga metálica de baixo ponto de fusão, normalmente é de chumbo. O funcionamento é bem simples, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite daquele fusível, esta liga esquenta bem e se funde, causando a interrupção da passagem da corrente.