Qual é a função social da música?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

a música permite expressão emocional, fornece um prazer estético, diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais, valida instituições sociais e ritos religiosos, ela também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura.

Fortalece movimentos sociais
Por intermédio da música uma sociedade pode expor problemas sociais, questionar ações dos governantes e também sugerir melhorias para essas questões. Estimulando o cidadão a ter um papel cada vez mais ativo na sociedade.

a música permite expressão emocional, fornece um prazer estético, diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais, valida instituições sociais e ritos religiosos, ela também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Por isso a música oferece diversos benefícios para a sua saúde, como:

  • Estimular a criatividade e ajudar a relaxar. Ouvir música pode reduzir os sintomas de ansiedade, isso acontece por conta da dopamina.
  • Melhora a comunicação e a socialização. ...
  • Aumenta a concentração. ...
  • Auxilia nos sintomas de insônia.
  • Diminui o estresse.

De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos. A satisfação e a sensação de prazer que a música causa é capaz de fazer com que um cliente permaneça em um ambiente comercial, por exemplo, levando-o a consumir mais.

Além de ser um entretenimento, ele também é capaz de trazer diversos benefícios à saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividades físicas.

A música é fundamental para o funcionamento de uma sociedade. Desde os tempos antigos que, sempre que uma nova sociedade nasce, com ela aparece um novo estilo de música. É do conhecimento geral que a música tem um grande poder sobre as emoções e a psique humana.

Por sua diversidade de utilização, a música se presta as mais diversas funções: celebrar, expressar os sentimentos e as emoções; em rituais religiosos; acompanhar outras formas de arte como o teatro e o cinema; transmitir conhecimento; expressar a cultura; caracterizar um período da história; motivar a força e a ...

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Além de contribuir para a cultura do país, a Música Popular Brasileira também teve uma importância muito grande para a criação e manutenção de diversos movimentos sociais. Por esse motivo, além de um movimento artístico e cultural, a MPB também pode ser classificada como um movimento político e social.

Quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas: movimento, memória, atenção, emoção... Diversos estudos já mostraram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como "hormônio do prazer".

Sendo assim, podemos afirmar que a importância da MPB para o Brasil é justamente sua representatividade, a união de um povo e a combinação de suas diferenças. A MPB nos lembra de nossa miscigenação e da riqueza cultural que possuímos.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

A linguagem musical é diferenciada e traz o que só se encontra em música, como a harmonia ou a forma musical. Contudo também traz o que existe em uma linguagem qualquer, esta que nos expressamos em diferentes línguas ao redor do mundo. Seja ritmo, tempo, sonoridade, entoação.

A música nos leva em mundo que é só nosso! Ela é o caminho mais curto e hábil, em me transportar a algo, a alguém ou a um momento, a um sentimento... Sinto prazer, nostalgia, saudosismo, amor, alegria..Ela me completa!

Se ouvir música já é parte da sua rotina, é possível encontrar nela um mecanismo para equilibrar mudanças de humor. Por conta das características rítmicas e repetitivas, a música age no neocórtex, uma região do cérebro onde estão as áreas mais desenvolvidas do córtex, acalmando e reduzindo a impulsividade.

A música tem inúmeros benefícios na formação de cidadãos críticos e conscientes. Por isso, a importância da música na educação pode ser observada na criatividade, escuta ativa e concentração dos indivíduos. As práticas musicais também estimulam a compreensão das emoções e consciência do próprio corpo.

A música é uma das formas de expressão da cultura popular que exerce uma importante função na construção de identidades na sociedade moderna. Ela conseguiu quebrar a barreira das diferenças culturais, possibilitando novas práticas sociais.

Ao escutarmos ou produzirmos músicas nosso cérebro libera endorfina, que fornece alívio natural da dor, e dopamina, que traz sensações de otimismo, força, energia e vivacidade. Ouvir música também está associado ao aumento de imunidade.