Qual é a função sintática do pronome se na frase?
Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos. Exemplos: A verdade é que o marinheiro não se matou. Ela impôs-se uma dieta severíssima.
Qual é a função sintática de um pronome?
São os pronomes eu, tu, ele, ela, nós, vós eles, elas. São os que desempenham a função sintática de complemento verbal (objeto direto ou indireto), complemento nominal, agente da passiva, adjunto adverbial, adjunto adnominal ou sujeito acusativo (sujeito de oração reduzida).
O que é a conjunção se?
Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.
Como você classifica o pronome se?
Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.
Qual é a função sintática exemplos?
A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos. Vejamos um exemplo: Pedi o carro ao meu pai ontem.
O que significa como se?
Já a locução «como se» pode referir modo (equivalente a «da mesma maneira que») ou condição hipotética (equivalente a «contanto que», «desde que»).
Como usar Chama-se?
Não existe nenhuma diferença no sentido e as duas formas são corretas. Eu, por exemplo, uso essas duas formas normalmente, tanto na escrita quanto nas conversas. Mas, como sou brasileira, e aqui no Brasil a próclise é muito mais comum (diria que uns 90% rsrsrs), eu acabo usando mais o "se" antes do verbo mesmo.
Quando se usa si ou se?
O termo "se" é, na maioria das vezes, conjunção ou pronome: "Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos.
Quais são as funções sintáticas?
Dessa forma, as funções sintáticas são as seguintes:
- Essenciais: sujeito e predicado.
- Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.
- Acessórios: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.
Quais as funções sintática?
A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
Qual a função sintática?
A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.
Qual é o valor semântico da conjunção se?
A conjunção "SE", além de ser condicional, pode ser causal ou iniciar oração subordinada substantiva com função de sujeito ou de objeto direto, sendo denominada, nesse último caso de conjunção integrante.
Que tipo de conjunção E o se?
Condicionais: iniciam orações subordinadas estabelecendo relação de condição em relação a outra oração. As principais conjunções subordinativas adverbiais condicionais são “se”, “caso”, “desde que”.
Quais são os 3 tipos de conjunção?
Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
Qual é o verbo se?
Para indicar que o objeto da ação é a mesma pessoa que o sujeito que a pratica, é obrigatória a concordância em pessoa entre o pronome reflexivo e a pessoa à qual se refere. O pronome "se" torna-se, portanto, parte integrante dos verbos reflexivos.
Quando o pronome se é indeterminado?
Quando o verbo estiver na terceira pessoa do singular, acompanhado do pronome “se” estamos diante de um sujeito indeterminado.