Qual é a função dos reflexos?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente.

Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC (Sistema nervoso central), a determinados estímulos recebidos pelo organismo. São exemplos de atos reflexos a tosse, o espirro, o vômito, a salivação (ao ver um alimento saboroso) e o reflexo patelar.

Classificação dos reflexos

  • Reflexos bulbares. São os reflexos capazes de controlar os sistemas respiratório e cardiovascular.
  • Reflexos medulares. Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos. ...
  • Reflexo de estiramento. ...
  • Reflexo de retirada. ...
  • Reflexo tendíneo.

O reflexo, pode ser definido, como uma resposta involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originado de um estímulo externo, realizada antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico, consequentemente, antes deste comandar uma resposta, efetuada então, ...

Os movimentos reflexos, por sua vez, podem ser subdivididos em inatos e adquiridos. Os movimentos estão sempre impregnados de um saber corporal e cultural, e são portadores de significados, portanto, devem ser entendidos como uma forma de linguagem corporal permeada de voluntariedade ou de subjetividades.

São reflexos (movimentos automáticos) que mantém a posição e equilíbrio do corpo durante repouso ou movimento. Modulam a distribuição do tono muscular nos membros e tronco. Mantém postura, equilíbrio e harmonia do movimento. Os reflexos posturais substituem os reflexos primitivos.

O músculo ao se contrair, relaxa os fusos musculares e estes ao deixarem de ser estimulados param de gerar potenciais. Este reflexo é chamado de reflexo de estiramento fásico.

O reflexo patelar é clinicamente usado para determinar a sensibilidade dos reflexos de estiramento (no joelho).

Reflexos são reações musculares involuntárias que ocorrem após um determinado tipo de estímulo. Todos os seres humanos apresentam reflexos. Quando queimamos o dedo com um fósforo, por exemplo, imediatamente afastamos nosso membro na direção oposta ao fogo.

Uma lesão que interrompe o arco reflexo em qualquer de suas partes provoca perda do reflexo. Estruturas encefálicas podem exercer ação inibitória ou estimulatória sobre os reflexos.

As três leis do comportamento reflexo

  • Lei da magnitude. A intensidade do estímulo é diretamente proporcional à magnitude da resposta. ...
  • Lei do limiar. Para que uma resposta ocorra, o estímulo precisa alcançar uma intensidade mínima. ...
  • Lei da latência. Latência é o nome dado ao intervalo de tempo entre o estímulo e a resposta.

O movimento reflexo é uma resposta a um estímulo estereotipado na mesma intensidade deste, mas que não pode ser aprendida, modificada ou aprimorada pelo aprendizado. É o que acontece ao furarmos o dedo com uma agulha, por exemplo, seu toque estimula o neurônio sensitivo, que leva o impulso até a medula.

Em psicologia, quando falamos sobre comportamento reflexo, o termo reflexo não se refere àquilo que o indivíduo fez, mas, sim, a uma relação entre o que ele fez e o que aconteceu antes de ele fazer. Reflexo, portanto, é uma relação entre estímulo e resposta, é um tipo de interação entre um organismo e seu ambiente.

Fase motora reflexiva: os reflexos são as primeiras formas de movimento humano. Os mesmos são movimentos involuntários, que formam a base para as fases do desenvolvimento motor. A partir da atividade de reflexos, o bebê obtém informações sobre o ambiente.

A criança se expressa com seu corpo, através do movimento. O corpo possibilita a criança apreender e explorar o mundo, estabelecendo relações com os outros e com o meio, de forma a se descobrir.

Existem três reflexos locomotores: caminhar, nadar e engatinhar.

Como forma de aumentar reflexos hipoativos, a manobra de Jendrassik pode ser aplicada: o paciente engancha uma mão na outra e puxa-as para separá-las enquanto um tendão no membro inferior é testado. Como alternativa, o paciente pode apertar os joelhos unidos, enquanto um tendão do membro superior é percutido.

Como melhorar nosso tempo de reação

  1. Sprints com sinal. Peça a um amigo ou parceiro de treino para te ajudar a praticar sprints a partir de um sinal explosivo. ...
  2. Treinando a técnica. Ao praticar exercícios em baixa velocidade, seu corpo se acostuma com os movimentos e se lembra deles. ...
  3. Pliometria. ...
  4. Corridas na natureza.

Assim, os reflexos primitivos do bebê o ajudam a se posicionar no útero, fazer movimentos e auxiliam até para que o nascimento seja na hora certa. Observar a falta desses sinais é essencial, pois ela pode indicar a existência de lesões cerebrais.

A necessidade do envolvimento dos músculos contralaterais neste tipo de reflexo tem a função de dar suporte postural durante a retirada do membro afetado frente ao estímulo da dor (Figura 3).