Qual é a função dos conselhos?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Para desempenhar suas atribuições de fiscalização e proteger a coletividade, os conselhos apuram e julgam, com exclusividade, a responsabilidade administrativa de seus inscritos, verificando o comportamento ético e a capacidade técnica do profissional e aplicando as penalidades estabelecidas em lei quando necessário.

Os Conselhos de classes profissionais são organizações criadas com a finalidade de regulamentar as profissões que representam. Por exemplo, o Conselho Federal de Administração (CFA) é o órgão que define as regras para o exercício da profissão de administrador.

substantivo masculino Aviso que se oferece a alguém em relação ao que essa pessoa deve, ou não, fazer numa certa situação; recomendação. Reunião de pessoas que busca deliberar ou solucionar um assunto; comissão.

De modo geral, um conselho é formado por, no mínimo, cinco e, no máximo, 11 membros. Além disso, esse grupo de pessoas é formado por profissionais experientes na gestão de empresas, o que pode agregar muito na hora de pôr em pratica o seu papel.

As principais funções são propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas.

Os conselhos municipais de educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.

Assim, para ser um conselheiro, é preciso fazer parte de alguma instituição de caráter associativo ou ONG, que tenha inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A instituição deve estar registrada no Cartório de Registro de Ibirama e estar em dia com suas obrigações regimentais.

Significado de conselheiro
Pessoa que dá conselhos; quem aconselha, orienta, dá direcionamentos a outrem; aconselhador, guia.

O conselho é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, profissionais da educação, membros da comunidade local e o diretor da escola, que é membro nato.

Seu grande objetivo é promover o bem-estar e a eficácia de toda a comunidade escolar, a fim de melhorar o aprendizado dos alunos por meio do desenvolvimento, da revisão e da avaliação dos programas de melhoria e orçamentos escolares.

São eles:

  • Conselheiros externos. São conselheiros que não possuem vínculo atual com a empresa, mas já exerceram alguma função dentro da companhia ou possuem uma ligação próxima. ...
  • Conselheiro interno. Nesse caso, são pessoas que exercem função na empresa. ...
  • Conselheiro independente.

Um deles é o Conselho de Administração, que tem membros eleitos pelos acionistas em assembleia e funções deliberativas. O outro é a diretoria, eleita pelo Conselho de Administração, com funções executivas.

Em um relatório recente do IBGC, denominado "Remuneração de conselheiros em empresas de capital fechado", foram divulgados dados sobre a remuneração dos conselheiros consultivos no Brasil. Nesta pesquisa, mais de 26% dos participantes recebem entre R$5.000 a R$10.000 ao mês.

Os conselhos atuam na definição das prioridades das políticas públicas da assistência social, acompanhando, avaliando e fiscalizando os serviços prestados à população usuária por estas entidades não governamentais e órgãos públicos.

São eles os conselhos de saúde, de assistência social, dos direitos da criança e do adolescente e do idoso. Estes conselhos, como destaca Arzabe (ano), “são caracterizados pelo poder deliberativo de todas as suas atribuições.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) atua em prol do cidadão executando a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros, respeitando a autonomia da instituição.

Os conselhos estaduais, tal como os municipais, têm a finalidade de deliberar e fiscalizar a execução da Política de Assistência Social e seu funcionamento; convocar e encaminhar as deliberações das conferências de assistência social; apreciar e aprovar o Plano de Ação da Assistência Social do seu âmbito de atuação; ...

São instâncias que permitem a manifestação democrática a partir da participação ativa da sociedade no exercício de sua cidadania, nos espaços de representação coletiva, contribuindo para transformações sociais, bem como a realização dos direitos fundamentais.

Para maior clareza didática, com base na análise das normas correntes dos conselhos de educação, este documento estabelece a divisão das competências dos conselhos em quatro principais: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora.