Qual é a função do vulcão?

Perguntado por: aespinosa4 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os vulcões são estruturas geológicas que fazem a ligação do interior da Terra com o meio externo. Por meio dessa abertura, lava, cinzas, gases e outros materiais são expelidos.

Os vulcões são importantes elementos de modelagem do relevo, uma vez que a solidificação da lava por eles emitida dá origem a rochas ígneas ou magmáticas extrusivas, também chamadas de rochas vulcânicas. O exemplo mais conhecido é o basalto.

Ao cair no mar, a lava causa o aumento da temperatura na superfície, impacta a circulação oceânica e pode liberar gases tóxicos; Poluição do ar: as erupções vulcânicas podem gerar impactos na qualidade do ar, devido à grande concentração de gases tóxicos emitidos por elas.

Benefícios do vulcanismo
Produção de betão resistente a partir de lava. Estâncias termais. Aproveitamento do calor para cozinhar. Atracão turística.

O canal por onde o magma sai é denominado chaminé. O material constituinte do magma, rochas e metais derretidos, produzem gases. Quando a pressão exercida por eles é maior do que a crosta terrestre pode suportar, ela se rompe e a lava é jogada para fora, como uma enorme fonte de fogo.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

Magma ou lava: é a rocha derretida que escorre durante a erupção vulcânica. Quando a lava quente solidifica-se do lado de fora do vulcão, a rocha resultante é chamada de rocha ígnea ou magmática. Os fluxos de lava podem ser rápidos ou lentos, dependendo da composição de lava.

Cobra-de-duas-cabeças chegou a Fernando de Noronha flutuando na água e sobreviveu a erupções vulcânicas, revela estudo do Butantan - Instituto Butantan.

Localizado perto do litoral de Rio Grande do Norte, no extremo nordeste do país, o pico do Cabuji é o único dos vários vulcões inativos que mantém sua forma intacta e seu nome se tornou mais conhecido no país atualmente por conta dessa reivindicação histórica.

Quando um vulcão entra em erupção, expele lava a mais de 1.000ºC e gases tóxicos. Esse fenômeno tem efeitos ambientais, sociais, econômicos e até culturais. Entre os efeitos ambientais estão aumento da fertilidade da terra e formação de ilhas e relevo.

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

Significado de Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. adjetivo Relacionado com a doença que ataca os pulmões, causada pela inalação de cinzas vulcânicas, provenientes de vulcões. Refere-se à pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose (doença).

"A maioria das erupções à superfície do planeta dura entre um e seis meses. No caso de La Palma, as últimas erupções tiveram durações entre três semanas e três meses. Nesta, é de se esperar comportamento semelhante", diz.

Vulcões formam-se por meio do acúmulo de magma no interior da Terra, em áreas de contato das placas tectônicas. Essas placas estão sobre o magma, parte viscosa do manto responsável pelo movimento desses imensos blocos rochosos.

Debaixo de cada vulcão existem imensas áreas chamadas câmaras magmáticas. Magma é o mesmo material que, quando chega à superfície, é chamado de lava. Adormecido, ele permanece a cerca de 600ºC na camada da Terra chamada "manto", abaixo da crosta.

Os vulcões são capazes de alterar o tempo e clima, tanto de forma local quanto global. Grandes erupções vulcânicas lançam enormes quantidades de gases vulcânicos, aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera – e cinzas, que causam o aumento ou diminuição da temperatura da atmosfera.

Existem aproximadamente 1.500 vulcões ativos em todo o planeta Terra. Sim, pois em outros planetas do Sistema Solar também existem vulcões. Anualmente, em nosso planeta, cerca de 70 vulcões entram em erupção.

Quando duas placas se afastam, o magma jorra para superfície e se solidifica, formando novas rochas. Em contraste, quando duas placas se colidem, uma parte da crosta é empurrada para baixo, onde é derretida devido a alta temperatura e pressão. Isso faz com que essa parte da crosta vire magma e suba como lava.

Detergente líquido; Tinta e pincel; Bicarbonato de sódio. - Utilizando a argila, modele o vulcão sobre a placa de isopor.