Qual é a função do ventrículo?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

Ventrículos: apresentam paredes mais grossas — uma característica importante, uma vez que sua contração garante que o sangue siga para os pulmões e outras partes do corpo. A contração do ventrículo direito impulsiona-o em direção aos pulmões, enquanto a do esquerdo garante o seu impulso ao restante do corpo.

Os ventrículos recebem o sangue das aurículas e em seguida contraem, enviando o sangue para os tecidos. Fazem-nos através de artérias de grande tamanho que têm origem no coração. À contração do músculo cardíaco que resulta do esvaziamento dos ventrículos, chama-se sístole.

A contração do ventrículo esquerdo fecha a válvula mitral e impulsiona o sangue pela válvula aórtica até a aorta, a maior artéria do corpo. Esse sangue leva oxigênio a todo o corpo, exceto aos pulmões.

Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras. Já os ventrículos são os responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para outros locais, sendo, portanto, câmaras bombeadoras.

A produção do LCR se dá nos ventrículos cerebrais por estruturas conhecidas como plexo coróides. Esses plexos são redes vasculares formadas por capilares fenestrados e dilatados. Esses plexos secretam o LCR, nos ventrículos, canal central da medula e espaço subaracnóideo.

A sua função é proteger o sistema nervoso central, sustentar os vasos sanguíneos e formar uma cavidade preenchida por LCR.

veia cava superior

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

O coração divide-se em quatro cavidades, sendo: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Entre o átrio direto e o ventrículo direito existe a valva tricúspide, e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo existe a valva mitral.

1. [ Anatomia ] Nome dado a diversas cavidades do corpo humano (ex.: ventrículo cerebral). 2. [ Anatomia ] Cavidade do coração, de paredes musculosas, cujas contracções enviam o sangue para as artérias.

Significado de Ventricular
adjetivo Relativo a uma pequena cavidade. Etimologia (origem da palavra ventricular). Ventrículo + ar.

Os dois Átrios encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.

A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo. Enquanto isso, o lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões.

O ventrículo esquerdo aumentado pode: ficar enfraquecido; endurecer e perder elasticidade, impedindo a câmara de encher corretamente e aumentando a pressão no coração; comprimir os vasos sanguíneos da própria câmara e restringir seu suprimento de sangue.

Infecções virais, distúrbios genéticos e alguns distúrbios hormonais são as causas mais comuns da cardiomiopatia dilatada. Falta de ar e fadiga são, em geral, um dos primeiros sintomas. Para diagnosticar uma cardiomiopatia dilatada são feitos eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma e ressonância magnética (RM).

A parede do ventrículo lateral direito é três a seis vezes mais fina que a do esquerdo, porque ela possui a base espessa que perde massa em direção ao ápice. Apesar dessa diferença de massa muscular, as câmaras internas dos ventrículos possuem o mesmo tamanho, e podem acumular cerca de 85 mililitros no adulto.

As artérias e arteríolas têm paredes musculares que ajustam o seu diâmetro para aumentar ou diminuir o fluxo sanguíneo em uma zona específica do corpo.

A sístole refere-se à contração do músculo cardíaco. A sístole ventricular é responsável pela pressão arterial sistólica, que é a pressão máxima exercida nas paredes das artérias quando o coração está se contraindo. Por outro lado, a diástole é o período de relaxamento do músculo cardíaco.