Qual é a função do VAR?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

O árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee), também conhecido como videoárbitro, videoarbitragem ou árbitro de video, é um árbitro assistente de futebol, que analisa as decisões tomadas pelo árbitro principal com a utilização de imagens de vídeo e de uns auscultadores para a comunicação.

É permitido acionar o VAR em qualquer acontecimento que possa ter influenciado um gol, seja para validar ou para anular. Dessa maneira, o árbitro assistente pode ser usado para confirmar se ocorreu algum impedimento no lance em que saiu o gol.

Atualmente, ela pode ser vista em mais de 20 eventos esportivos, como futebol, vôlei, futebol americano, hóquei, golfe e atletismo. Segundo a Sony, detentora da tecnologia desde 2011, hoje são mais de 400 estádios em cerca de 50 países.

O VAR é um sistema de câmeras, monitoradas por árbitros assistentes e auxiliares, que permite ao juiz consultar imagens e vídeos de lances que ocorrem durante o jogo. Assim, o árbitro central pode embasar melhor as suas decisões de arbitragem.

Esse gatilho tem um nome: Central do Apito. É assim que Rede Globo chama sua análise de arbitragem. Vale também para o que fazem as outras emissoras, como a ESPN, que também têm no elenco ex-árbitros. Todos atuam como o VAR, com câmeras e replays à disposição.

O “desafio” e a regra 5 das Regras do Jogo
No futebol americano, o desafiante que “errar” o desafio perde um tempo técnico o qual tem direito. No vôlei e no tênis, caso o desafiante erre o desafio, perde o direito de discutir as decisões do árbitro novamente.

VAR só pode ser acionado em quatro situações
Após verificação do VAR, o goleiro tricolor levou o segundo cartão amarelo e, consequentemente, foi expulso.

O item mais polêmico vai ser o texto da regra 12, tocar a bola com a mão, hoje é assim: “Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).

O VAR é uma ferramenta tecnológica que veio para auxiliar na legitimação do resultado, porém seu uso é feito por árbitros. E essa é a grande questão, as pessoas que se utilizam dessa tecnologia para tomar as decisões. A implantação do árbitro de vídeo foi feita de forma extremamente rápida no Brasil.

Cada partida será controlada por um juiz, que terá autoridade total para fazer cumprir as regras do jogo para o qual tenha sido designado. 'A autoridade do árbitro é igual pegar um passarinho na mão.

“É uma exceção, não é usual. São poucos os casos, o VAR é o melhor amigo do árbitro e vai chamá-lo, mas se ele estiver indeciso e quiser se certificar, pode chamar”, afirmou Simon.

O "árbitro de vídeo" fica em uma cabine fechada, com imagens e comunicação direta com o árbitro do jogo.

O VAR foi usado pela primeira vez em uma competição oficial da FIFA na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e desde então vem sendo adotado em diversos torneios pelo mundo. No Brasil, o VAR começou a ser utilizado nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018.

O VAR passou a chamar o árbitro para rever lances em que é necessário uma interpretação, sendo que esse não é o conceito original”, afirma Serapião. Ex-membro da comissão de arbitragem da CBF, foi um dos responsáveis pela instrução dos operadores do VAR, que atuam pela entidade.

São duas empresas, Globo e Fox. É bom esclarecer que com sete câmeras e mais uma invertida já teremos 95% de todos os lances. Uma situação especial, uma mão escondida (pode dificultar), mas vamos recorrer a todas as imagens disponíveis. Teremos sucesso e solução para todos os lances.