Qual e a função do trigo?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Além de ser uma importante fonte de energia para o organismo, por ser um carboidrato, o trigo é um alimento rico em vitaminas e minerais essenciais para vida humana, como as vitaminas do complexo B, o potássio, o fósforo e o magnésio.

A importância nutricional do trigo
Por ser rico em carboidratos, o trigo e seus derivados passaram a ser uma grande fonte de energia para o nosso corpo. Por isso ele está presente na nossa historia desde o começo da civilização, nos dando energia para seguir em frente.

Rico em carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro e ácido fólico, o trigo apresenta, ainda, outras propriedades nutricionais e diferentes formas de apresentação.

Além de enfraquecer o sistema imunológico, isso diminui as taxas de cálcio nos ossos e favorece condições como reumatismo, enxaquecas e osteoporose.

Elas são formadas durante o desenvolvimento da planta e acumulam-se no endosperma do grão (Fig. 1). As proteínas do trigo, por sua vez, dividem-se em formadoras de glúten e não formadoras de glúten. As formadoras de glúten são as gliadinas e as gluteninas, e constituem cerca de 80% do total de proteínas.

O trigo, tal como os fertilizantes, é um dos principais itens da pauta de importação do setor agrícola brasileiro, onerando a balança comercial do País em R$ 10 bilhões/ano. Em 2021, a produção brasileira de trigo chegou a 7,7 milhões de toneladas, com importação de outras 6,2 milhões de toneladas.

O trigo é um cereal amplamente consumido em todo o mundo e apresenta grande variedade de derivados, como a farinha, o farelo, o gérmen e a fibra. Cada derivado possui características e usos distintos, podendo ser utilizados na produção de alimentos, como pães, bolos, massas e outros produtos industrializados.

Ao contrário da origem do milho, que veio das Américas, alguns pesquisadores acreditam que o trigo originou de gramíneas silvestres, desenvolvidas às margens dos rios Eufrates e Tigre, na Ásia, entre 10.000 a 15.000 a.C.

O grão faz referência ao pão da Santa Ceia, bem como o pão nosso de cada dia. O que nutre nossa espiritualidade, o corpo de Cristo, o pão da vida, é a hóstia, sendo a mesma feita do trigo.

Importação de trigo no Brasil 2019
A Abitrigo aponta que a demanda do trigo no país é de 11 milhões de toneladas quando o país produz em torno de 6 milhões de toneladas por ano, esse seria o então principal motivo das importações do trigo.

A proteína, glúten, está na cevada e no centeio. Porém, o trigo continua sendo o vilão da história. “Para aumentar a produção e diminuir custos, os agricultores passaram a cruzar vários tipos de trigo, ou seja, qualquer ser humano se tornou intolerante a este alimento”, explica a nutricionista.

O trigo é uma das principais fontes de carboidratos e proteínas do ser humano. Por ser um alimento altamente energético, o trigo fornece cerca de um quinto de todas as calorias consumidas. Cada brasileiro consome, em média, 27 kg de pão por ano.

Para o ganho de massa muscular, o trigo é uma importante fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, por isso, serve para refeições após o treino, podendo combinar com uma proteína, como por exemplo, pão com frango”.

Quando consumido de maneira correta e equilibrada, o glúten, ao chegar ao intestino delgado, ajuda na proliferação e renovação das bactérias “do bem”, que auxiliam na digestão alimentar.