Qual é a função do teatro na sociedade?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Por ser uma maneira lúdica de de estimular o conhecimento, comunicação, criatividade e responsabilidade o teatro permite que crianças e jovens desenvolvam sua consciência individual e social no seu desenvolvimento para a vida adulta.

Resposta verificada por especialistas
O teatro possui fundamental importância na sociedade como um todo, pois auxilia na disseminação de um pensamento mais inclusivo, amoroso e respeitoso entre os indivíduos.

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

Independente da idade, o teatro pode proporcionar ferramentas para se lidar melhor com a vida. Por meio da arte, os estudantes aprendem sobre sociabilidade, conseguem perder a timidez e ainda se expressar com mais clareza, melhorando a comunicação verbal e também a corporal.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.

INCLUSÃO SOCIAL: REINVENTANDO CIDADÃOS
O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem corporal, promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos.

O TEATRO HOJE
Dá para perceber que, com tantas influências, o teatro de hoje é uma arte muito rica, muito misturada. Existe a ópera, o teatro de bonecos, o teatro-dança, os musicais, o teatro de rua, o teatro feito em espaços alternativos (como hospitais, presídios), enfim, uma mistura daquelas!

As oficinas teatrais oferecem ao público um ambiente de liberdade e formação ampliada, sendo um complemento da vida escolar, cotidiana e social. São as oficinas que muitas vezes oferecem canais de expressão que muitas vezes não conseguimos encontrar nas famílias, escolas e até mesmo junto aos amigos.

O modelo do teatro como o conhecemos hoje, no ocidente, vem da Grécia Antiga, onde o teatro desempenhava um importante papel. Primeiramente religiosos, nas celebrações ao deus Dionísio, de onde ele nasceu, e mais tarde teve uma importante função social e cívica.

Além de ajudá-lo a expandir seus horizontes, a ter mais empatia com o próximo e ser um ser humano mais seguro de si e de suas habilidades, o teatro também possibilita que você faça amizades e desenvolva seu lado extrovertido e espontâneo.

Em oposição ao movimento artístico romântico, que o antecedeu, o teatro realista surgiu na Europa e se propagou pelo mundo durante o século XIX. Com o objetivo de subverter o romantismo, suas personagens são pessoas comuns, portanto, não idealizadas como os heróis românticos.

Estimula o autoconhecimento e a comunicação. Promove o autoconhecimento e aumenta a autoestima. Aumenta de autoestima. Favorece a interação entre alunos e fortalece as relações sociais.

O contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados.

Os alunos trabalham a sua relação com o grupo, o que melhora a sua autoconfiança, aceitação pessoal, percepção espacial e gera, assim, confiança e senso de responsabilidade. Independente da idade, todas as crianças deviam vivenciar essa prática cultural e artística, sejam elas inibidas ou extrovertidas.

É considerado uma das belas artes, pois, ao pisar em um palco, o ator pode se transformar em múltiplos personagens, encantar, alegrar, fazer chorar, gerar reflexão, provocar dúvida, suscitar ira, ou seja, produzir emoções! O público tem liberdade para analisar, criticar, se emocionar e até se pronunciar.

PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público.

A arte traz inovação, renovação e ainda quebra barreiras muitas vezes consideradas inquebráveis. Por isso, aqueles que se entregam às artes, em especial ao teatro, conseguem ter uma visão ampla do mundo e da vida. Com ela, é possível se desprender de velhos padrões e convicções.