Qual é a função do T3 e T4?
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.
Qual a diferença entre o T3 e o T4?
A tireoide produz proporcionalmente mais T4 do que T3 (mais de 90% da produção é de T4), porém o T3 é o hormônio mais ativo, pois é cerca de 4x mais potente conferindo a ação mais plena dos hormônios tireoidianos. O T4 é convertido em quase sua totalidade perifericamente nos tecidos em T3.
Quem é mais ativo T3 ou T4?
Praticamente todas as células do organismo possuem receptores para estes hormônios. A quantidade de T4 secretada pela tiréoide é maior que a de T3, porém este último é considerado o hormônio biologicamnente ativo.
O que acontece quando o T3 está baixo?
O T3 e T4, como falado, são hormônios que controlam o metabolismo e as funções de vários órgãos. Dessa forma, há uma disfunção generalizada. Como o corpo fica mais lento, é natural que algumas pessoas ganhem quilos extras ou tenham dificuldade para perder peso, por exemplo.
Quais os sintomas do T3 baixo?
Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.
Porque o T4 emagrece?
O hormônio T4 está diretamente ligado ao nosso metabolismo, quando existe a condição de hipotireoidismo, o metabolismo fica mais lento. Dessa maneira, quando uma pessoa passa a tomar o Puran T4, o metabolismo volta a funcionar, o que pode fazer com que ela emagreça.
O que acontece quando o T3 está alto?
Já o hipertireoidismo é exatamente o contrário do primeiro, pois há um excesso de hormônios T3 e T4 no sangue e níveis de TSH escassos. Com isso, o hipertireoidismo pode resultar em palpitações cardíacas, sensação de calor excessivo, insônia, diarreia, nervosismo, perda de peso, tremores e calafrios.
Pode tomar T4 e T3 juntos?
Na Europa, existem formulações comercialmente disponíveis de T3. Os guidelines sugerem o uso como teste terapêutico. Para indivíduos em uso regular de T4 com nível sérico normal de TSH, a terapia combinada pode ser iniciada diminuindo a dose diária de T4 em 12 a 25 mcg, e adicionando T3 2,5 mcg duas vezes ao dia.
O que acontece quando o T4 está alto?
Valores altos de T4 livre podem indicar hipertireoidismo, câncer de tireoide, tireoidite, bócio e infertilidade feminina; já baixos indicam quadros de hipotireoidismo: nutrição ou tireoidite de Hashimoto (doença autoimune em que o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide).
Onde age o T3 e T4?
A triiodotironina, o famoso T3 e a tiroxina, como também é conhecido o T4, são hormônios da tireoide, que agem praticamente em tudo quanto é canto. Em níveis normais: reforçam a ação das catecolaminas, que podem interferir no funcionamento do intestino. Os rins também são influenciados.
Quem toma Puran T4 tem hipo ou hipertireoidismo?
Puran T4 é indicado para: Reposição ou suplementação hormonal em pacientes com hipotireoidismo de qualquer causa (exceto no hipotireoidismo transitório, durante a fase de recuperação de tireoidite subaguda - doença inflamatória da glândula tireoide);
Como repor o T3 da tireoide?
Abacate e sementes de chia e linhaça. Esses três alimentos são fontes vegetais de ômegas essenciais, como ômega 3. A nutricionista explica que esse nutriente atua na manutenção da função tireoidiana e contribui para a produção regular dos hormônios T3 e T4.
Quais os 3 tipos de tireoide?
Tireoidites: o que são e quais as principais?
- Índice.
- A Tireoide.
- Hipotireoidismo.
- Hipertireoidismo.
- Tireoidite Aguda (Supurativa, Piogênica ou Bacteriana)
Que problemas podem causar a falta dos hormônios T3 e T4?
Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.
O que causa a falta do hormônio T3 e T4?
No hipotireoidismo, ocorre uma diminuição da quantidade T3 e T4 que vai para a corrente sanguínea. Uma das causas da pane é a tireoidite de Hashimoto, doença autoimune em que o próprio sistema de defesa cria anticorpos para atacar as células da tireoide.
O que a falta de T3 e T4 pode causar?
A produção insuficiente de hormônios T3 e T4 é o que caracteriza essa doença. Entre os sintomas provocados estão: sonolência, ganho leve de peso, alteração do ciclo menstrual, intestino preso, unhas quebradiças, pele seca e queda de cabelo.
Quando a tireoide é preocupante?
O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.