Qual é a função do sódio no corpo humano?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Na quantidade recomendada (2,4g por dia), o sódio: Regula o volume sanguíneo; Tem papel importante nos impulsos nervosos; e. Auxilia na contração muscular.

A presença de níveis baixos de sódio tem muitas causas, inclusive o consumo de um excesso de líquidos, insuficiência... leia mais ) é mais comum em idosos. A hiponatremia geralmente ocorre quando o corpo retém muito líquido, tal como ocorre na insuficiência cardíaca ou em doenças hepáticas.

Esses dois minerais atuam diretamente nas funções renais (termo utilizado no âmbito da saúde para se dirigir aos rins), por ser um órgão que possui a responsabilidade de manter o equilíbrio das funções fisiológicas do nosso corpo.

O sal de cozinha é um ALIMENTO utilizado na culinária para agregar sabor, composto de sódio, cloro e fortificado com iodo. Já o sódio é um NUTRIENTE essencial ao organismo, que corresponde a 40% da composição do sal de cozinha, ou seja, em 1.000 mg (1 g) de sal temos 400 mg de sódio.

Quais são os indicadores padrões para o diagnóstico da hiponatremia. Convencionamos que os níveis considerados normais de sódio no sangue devem estar acima de 135 mEq/L e no máximo 145 mEq/L. Exames que apresentam valores inferiores a esse devem ligar o sinal de alerta no médico.

Maysa Seabra Cendoroglo, médica geriatra do Einstein, uma pessoa saudável apresenta nível estável de sódio no plasma sanguíneo entre 135 a 145 mEq/L (miliequivalentes por litro). Abaixo desse limite, configura-se quadro de hiponatremia - detectável por meio de exame de sangue.

O exame de sódio no sangue é usado para detectar concentrações anormais de sódio, denominadas hiponatremia (baixo sódio) e hipernatremia (sódio elevado). O médico pode solicitar o exame em conjunto com outros eletrólitos para identificar um desequilíbrio eletrolítico.

Por isso recomenda-se enfaticamente, que a melhor estratégia de prevenção da hiponatremia é simplesmente ouvir seu organismo, e beber líquidos (água, bebidas isotônicas, água de coco, soro caseiro) toda vez que sentir sede.

As pessoas podem obter eletrólitos ao comer carne branca e aves. Em 100g de carne de peru branco, há 349 mg (12% do valor diário) de potássio e 1200 mg (52% do valor diário) de sódio. Outras fontes de zinco incluem marisco, feijão e lentilhas e sementes de cânhamo.

A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.

Numa série de testes, os pesquisadores mostraram que o corpo armazena sódio na pele. Observaram que as células do sistema imunológico e os capilares linfáticos (vasos do sistema linfático) regulam o equilíbrio de sódio e a pressão arterial.

Uva passa

Uva passa
Este tradicional fruto seco tem 750 mg de potássio a cada 100 gramas, sendo um alimento campeão na presença do nutriente.

Enquanto o sódio retém os líquidos, o potássio provoca a excreção, de modo que as células fiquem com a quantidade certa de água. Além disso, a dupla sódio e potássio participa de contrações musculares e do fornecimento de energia para o organismo.

Amendoim, picles, queijos, embutidos, biscoito de água e sal, são alimentos que podemos ingerir para repor o sódio.

A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio), mas os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade.

As cinco marcas de refrigerante que apresentaram maiores teores de sódio, por ordem decrescente foram: Fanta Laranja®, com 77mg; Schweppes Citrus®, com 50mg; Sprite Ice Mint®, com 38mg; Kuat Zero®, com 35mg; e Fanta Guaraná Zero®, com 33mg.

sal sem sódio, chamado de salgante, também tem lá suas contraindicações. Para os hipertensos, não há problema em ingerir o. salgante, mas para quem tem problemas renais, o.

cloreto de sódio

O sal, também conhecido por cloreto de sódio (NaCl), fornece 39,34% de sódio e 60,66% de cloro. Dependendo do tipo de sal, pode ainda fornecer outros minerais ao organismo.

Calma, ainda dá tempo de compensar o estrago. Nós ensinamos!

  1. Beba muita água. O líquido limpa o corpo e expulsa o excesso desse mineral dos rins. ...
  2. Vá para a esteira. ...
  3. Coma uma banana. ...
  4. Substitua o sal por outros temperos.

Hipertensão, AVC, demência, osteoporose, excesso de peso. O sal em excesso pode aumentar o risco de várias doenças.