Qual é a função do septo?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

O septo cardíaco é uma parede muscular que divide o lado direito do lado esquerdo do coração, impedindo que o sangue venoso (pobre em oxigênio) se misture com o sangue arterial (rico em oxigênio).

Função do septo interatrial
Assume a forma de uma fina membrana de partição entre os dois átrios. Da mesma maneira que o septo interatrial separa os átrios direito e esquerdo, o septo interventricular separa o ventrículo esquerdo do ventrículo direito dentro da estrutura do coração.

O septo nasal divide a cavidade nasal em duas partes, região esquerda e região direita. Ele é formado por uma parte óssea e uma parte cartilaginosa móvel flexível. Os principais componentes do septo nasal são a lâmina perpendicular do osso etmoide, o vômer e a cartilagem do septo.

Septos átrio-ventriculares
Estas valvas existem dos dois lados do coração. Uma no lado direito, que é chamada de valva átrioventricular direita, e a outra no lado esquerdo, que é chamada de valva átrioventricular esquerda.

O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos.

Os lados direito e esquerdo do coração são separados pelos septos interatrial e interventricular. Além disso, os átrios são separados dos ventrículos pelo septo atrioventricular.

Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.

O defeito do septo atrioventricular (AV) consiste em defeito do septo atrial ostium primum e uma valva AV comum, com ou sem defeito do septo ventricular (DSV) associado no fluxo de entrada (do tipo septal AV). Esses defeitos resultam do mau desenvolvimento dos coxins endocárdicos.

A ruptura de septo ventricular é uma rara complicação rara do infarto agudo do miocárdio, e apesar da ter reduzida na era da reperfusão coronária, a taxa de mortalidade desta condição permanece alta, sendo que, aproximadamente 46% dos pacientes vão a óbito na primeira semana, e mesmo após a cirurgia, a mortalidade é de ...

O defeito do septo ventricular é uma abertura no septo interventricular, provocando derivação entre os ventrículos. Grandes defeitos resultam em derivação significativa da esquerda para a direita, causando dispneia, com deficiências alimentar e de crescimento.

O aneurisma do septo interatrial é uma deformidade loca- lizada, com abaulamento do tecido do septum primum na região da fossa oval.

Os piercings no septo estão localizados bem no meio da ponta do nariz, entre as narinas. Devido ao pouco de pele que temos no final do nariz, o profissional não precisará passar a agulha pela cartilagem para furar seu septo. Ele irá atravessar a pele de um lado ao outro, por baixo da cartilagem no meio das narinas.

A cartilagem septal divide a cavidade nasal em duas metades. A parte anterior inferior da cartilagem possui uma expansão conhecida como base, que encontra-se em contato livre com o septo membranoso. A cartilagem se expande em outras regiões, como a junção com a cartilagem nasal, chamada de processo posterior.

O osso vômer é um osso ímpar, na linha sagital mediana, e consiste em um osso que forma a porção posteroinferior do septo nasal, que separa as duas fossas nasais.

Os cistoadenomas serosos ou mucinosos são cistos que costuma apresentar septos (divisões) e projeções sólidas em seu interior. Nas ecografias, estes cistos também são similarmente chamados de cistos complexos ou multiloculares.

A parte cartilagínea do nariz é formada por cinco cartilagens principais: duas cartilagens laterais, duas cartilagens alares e uma cartilagem do septo.

O septo ósseo é constituído pelas seguintes estruturas: espinha nasal anterior, pré-maxila, crista nasal da maxila, crista nasal do palatino, vômer, lâmina perpendicular do etmóide, rostro do esfenóide, espinha nasal do frontal e crista nasal dos ossos próprios.

Desvio de septo pode causar apneia e dificuldade de respiração - 20/11/2014. O nariz capta o oxigênio, que é o combustível do corpo. Mas se o nariz fecha, nosso corpo também sente. O nariz entupido pode ser sinal de desvio de septo.

Com as luvas nas mãos, belisque o septo de leve até encontrar a parte mais "carnuda" da cartilagem. Em seguida, mexa os dedos um pouco para cima e sinta essa cartilagem endurecer. A columela fica entre esses dois pontos, e é ela que você tem que perfurar. Enfie os dedos no nariz e sinta a região até achar o local.

O retorno do desvio do septo após a cirurgia é uma complicação não habitual, mas que pode ocorrer. Quando feito por um bom cirurgião, treinado e experiente, é muito difiícil que haja tal complicação. Podem permanecer pequenos desvios sem causar problemas obstrutivos.