Qual é a função do sanguessuga?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

As sanguessugas secretam peptídeos e proteínas que atuam na prevenção de coágulos sanguíneos. Esta propriedade anticoagulante mantém o sangue fluindo para as feridas para ajudá-las a cicatrizar.

Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova espécie de sanguessuga que tem a tendência de viver em narinas humanas. Segundo os pesquisadores, ela pode entrar nos orifícios do corpo de pessoas e animais e aderir às membranas mucosas.

O significado do versículo que diz que “a sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá e Dá” fala sobre a ganância. Esse texto foi escrito por Agur e está registrado no livro de Provérbios (Provérbios 30:15). Apenas o capítulo 30 do livro de Provérbios é atribuído a Agur, um sábio de quem nada sabemos.

Muitas vezes, na Bíblia, Deus usa animais ou insetos para descrever pessoas: ovelhas (povo de Deus), bodes (rebeldes), lobos (enganadores maliciosos), porcos (não dão valor ao que é valioso), formigas (diligentes), sanguessuga (pessoa egoísta que só se importa com o que pode receber dos outros).

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma.

Porém, alimentar uma sanguessuga não é algo recomendado sem consultar um médico – algumas pessoas são alérgicas à saliva da criatura e há riscos de adquirir uma infecção. As sanguessugas são hermafroditas e podem detectar um corpo devido ao dióxido de carbono exalado pela respiração humana.

Relações das sanguessugas com o Homem e outros animais
As sanguessugas têm relações de mutualismo obrigatório com espécies de bactérias, habitantes do seu tubo digestivo; as verdadeiras sanguessugas mantêm essa relação só com uma espécie e as predadoras com várias.

Sanguessugas – Demi Moore
Segundo especialistas, a saliva do anelídeo ajuda a prevenir coágulos de sangue e a terapia pode melhorar a circulação sanguínea e curar feridas.

A sanguessuga-gigante-da-amazônia (Haementeria ghilianii) é encontrada na Guiana e na Amazônia, podendo chegar a até 45 centímetros de comprimento e viver cerca de 20 anos!

As sanguessugas hematófagas são consideradas parasitas porque precisam sugar o sangue de um hospedeiro para sobreviver. Elas se alimentam principalmente do sangue de vertebrados, como bois, cavalos, répteis, peixes, seres humanos etc.

A sanguessuga tem uma mucosa bucal, equipada com dentes que usa para cortar a pele de suas vítimas. Suas glândulas salivares secretam substâncias anticoagulantes (hirundina) para prolongar a hemorragia, vasodilatadoras e um anestésico local (para evitar que o animal atingido perceba sua presença).

De acordo com Salomão, a sanguessuga é mãe de gêmeos homônimos. Suas crias são conhecidas com o sugestivo nome de “Dá”. Elas são comparadas a três coisas que nunca se fartam, e quatro que jamais dizem “basta”: a sepultura, a madre estéril, a terra que não se farta de água, e o fogo, que em sua fúria, jamais se sacia.

Quais são as suas duas filhas? São mais coisas ou pessoas que possuem o mesmo caráter, que a Bíblia indica por referências como sendo crianças (Ez 16:44-45; Mt 23:31; Jo 8:44; At 7:51). Os dois meios não acrescentam nada mais para os três mencionados, mesmo tendo a intenção de relacionar quatro.

Muitos métodos tradicionais de remoção de sanguessugas envolvem colocar um fósforo aceso ou alguma outra chama perto do corpo do animal ou jogar sal, álcool, vinagre ou alguma outra substância no animal.

A sanguessuga gruda nas pernas de pessoas que andam descalças por um pântano ou na lama do rio. Sua mandíbulas aguçadas cortam sua pele. Ela suga o sangue da vítima e incha até um ponto em que parece que vai estourar. Esse ser preto e vermelho está sempre com fome.

Haementeria ghilianii amazônica

O seu comprimento vai de 6 a 10 cm; a maior sanguessuga do mundo é a Haementeria ghilianii amazônica que mede 30 cm.

Sanguessugas são usadas para chupar o sangue em casos indesejados de parasitas e para ajudar a limpar feridas infectadas. Mas, além disso, elas são criaturas fascinantes: têm cinco pares de olhos, 300 dentes e… 32 cérebros.

Na pele da pessoa, fica a marca da incisão feita pela sanguessuga. A saliva dela tem substâncias anticoagulantes que impedem a cicatrização e fazem o sangue da vítima fluir livremente.

Algumas pessoas estão criando sanguessugas de estimação. Se você quiser fazer o mesmo, mas não tem interesse em se oferecer como uma refeição... não tem problema. Existem outras alternativas ligadas à alimentação como fígado cru ou sangue aquecido.

Uso medicinal
As sanguessugas consomem sangue preso e melhoram a circulação de tecidos lesionados secretando anticoagulantes naturais. Podem ser vendidas por US$10 cada.

Nativo dos Estados Unidos, o carrapato do veados (na foto) é um vetor para várias doenças que afligem os humanos, incluindo a doença de Lyme. Os parasitas sugadores de sangue que podem transmitir doenças mortais criam seu próprio cimento para grudar nos nossos corpos, diz um novo estudo.