Qual e a função do potássio no organismo humano?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O potássio neutraliza o excesso de ácido do corpo contribuindo assim para o aumento de pH do corpo. Com isso, diminui a eliminação de cálcio pela urina, prevenindo a osteoporose e evitando a formação de cálculos renais.

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

Quando a quantidade de potássio na corrente sanguínea está baixa, dá-se o nome de hipocalemia. Isso pode ocorrer por diversos fatores, entre eles diarreia, vômitos, uso excessivo de álcool ou laxantes, insuficiência renal crônica, entre outros.

– Paralisia (que pode incluir os pulmões); – Constipação; Além disso, pode haver dificuldade para respirar e alteração dos batimentos cardíacos. O tratamento para potássio baixo no sangue é feito de acordo com a causa da hipocalemia, sintomas apresentados pela pessoa e concentração de potássio no sangue.

Beterraba

1. Beterraba. Tem 350 mg de potássio em 100 gramas, praticamente a mesma quantidade da banana. Porém, a beterraba é mais densa, ou seja, precisamos comer menos beterraba para obter a mesma quantia do nutriente.

As leguminosas fazem parte do grupo de alimentos ricos em potássio. Por isso, alguns dos ingredientes para estarem no seu dia a dia são ervilhas, feijões, lentilhas etc. Elas também podem oferecer carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas C, K e do complexo B, sais minerais, entre outros nutrientes.

Banana como fonte de energia
Comer duas bananas por dia contribui para dar um gás a mais já que os seus nutrientes são ricos em energia. Por a banana possuir minerais, vitaminas, potássio e baixo índice glicêmico, ela aumenta a sua resistência corporal.

Embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros ultraprocessados são alimentos ricos em sódio e figuram entre os alimentos que prejudicam os nossos rins de forma mais severa.

Um fator agravante para o consumo de sal são as complicações indiretas atreladas à hipertensão e a formação de cálculos renais. Assim como os alimentos industrializados, o consumo de pães, massas e doces também pode comprometer consideravelmente a saúde renal.

O potássio é um eletrólito essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Quando os níveis de potássio estão abaixo do recomendado para o equilíbrio do organismo, o paciente é diagnosticado com a hipocalemia. O ideal é que o corpo humano apresente entre 3,6 a 5,2 mmol/L de potássio circulando no sangue.

3.510 mg

De acordo com a OMS, os adultos devem consumir, pelo menos 3.510 mg de potássio por dia.

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

Slow-K é uma formulação de liberação sustentada que contém cloreto de potássio (KCl). Esta formulação controla a liberação de KCl, assim quantidades adequadas de KCl estão disponíveis em seu organismo durante todo o dia.

Essa correlação entre potássio e magnésio é demonstrada pelo fato de que a reposição de potássio freqüentemente torna-se refratária à administração de potássio se não houver a administração concomitante de magnésio(11-14).

A deficiência de potássio resulta em um padrão característico de descoloração da folha por pequenos pontos esbranquiçados-amarelos, seguido por queimadura ou escurecimento da borda foliar das folhas inferiores, mais velhas. A clorose intercostal ocorre em direção à base foliar. As folhas jovens apresentam tom azul.

A suplementação dietética de potássio pode ser realizada a partir de uma dieta rica em alimentos com alto teor de potássio, da utilização de sal de cozinha contendo cloreto de potássio, ou ainda de preparações de potássio disponíveis no mercado.