Qual é a função do porta-bandeira?

Perguntado por: acoutinho7 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Mestre-sala e porta-bandeira são um casal de dançarinos que exercem a função de conduzir e apresentar a bandeira de uma escola de samba durante o seu desfile no carnaval.

Salgueiro

Salgueiro Apresenta Seu Novo Quadro de Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Além desses, o casal é avaliado pela harmonia entre ambos, a integração dos passos, o cortejo do homem, a proteção e cortesia que dá à sua dama e à bandeira da agremiação – que representa todo o pavilhão da escola de samba.

Milton Cunha ensina que “quando a porta-bandeira gira o pavilhão, ela chama a ancestralidade do samba no vento”. É esse convite para presenciar e rememorar essa ancestralidade que constitui a arte do bailado do casal que entregamos esta escrita como uma bandeira para ser beijada, guardada e aprimorada.

Casal de Mestre Porta Bandeira, média anual: entre 35 e 65 mil. Comissão de frente (incluindo o coreografo): entre 40 e 70 mil. Mestre de Bateria: entre 40 e 60 mil. Carnavalescos: entre 150 e 350 mil ( e ainda tem aqueles que conseguem e bancam enredos patrocinados, botando mais algum no bolso...)

1. pano, geralmente retangular, de uma ou mais cores, com ou sem emblema, que serve de distintivo a uma nação, agremiação, sociedade, corporação, etc. 2. peça de tecido de formato, tamanho e cor convencionais, usada para diversos fins (sinalização, informação, etc.)

A Guarda-Bandeira, quando incorporada a uma tropa, executa os movimentos de "Sentido", "Descansar", "Ombro Arma", "Descansar- Arma" e "Ordinário-Marche" determinados pelo Comandante da tropa. Apenas o Porta-Bandeira e o Porta-Estandarte executam também o movimento de "Apresentar-Arma".

Polêmica em Brasília: Porta Bandeira cai em frente aos jurados, e vence o carnaval pela Escola de Samba fundada pelo organizador do evento. No momento em que se apresentavam em frente a cabine dos jurados, a experiência e postura de Marcella Alves foi literalmente ao chão.

Por motivos de segurança do estandarte, no início do século passado, o mesmo era levado por um homem, inclusive, a primeira porta-bandeira foi Ubaldo, da Portela.

Era ele que dirigia o cerimonial das recepções e dos banquetes do Paço Real assim como noutros actos solenes. Embora fosse o "chefe de todos os serviços", não recebia qualquer vencimento monetário e estava sob as ordens do Mordomo-mor.

O mestre-sala e a porta-bandeira não podem verbalizar durante todo o percurso do desfile, e não podem bailar individualmente. O jurado deverá avaliar a falta de elegância, simpatia ou leveza no bailado do casal.

Cintya Santos

Uma das mais festejadas e com um fã clube gigante, a porta-bandeira Cintya Santos pouco conseguia andar após sua apresentação e primeira dança com o mestre-sala Matheus Olivério, de tanta gente que parava ela para abraçar e pedir uma foto.

Significado de Mestre-sala
substantivo masculino Sujeito que comanda ou dá indicações em bailes públicos, mestre de cerimônias.

Plural: porta-bandeiras. Origem etimológica:forma do verbo portar + bandeira. Plural: porta-bandeiras.

A campeã mundial de esgrima Nathalie Moellhausen e o nadador Guilherme Costa, conhecido como Cachorrão, medalhista de bronze nos 400m livre no Mundial Budapeste 2022, serão os porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-americanos de Assunção, no Paraguai.

Eles também devem respeitar regras como a de jamais darem as costas um ao outro, assim como não deixar o pavilhão da escola enrolar no mastro. Os dois podem ser penalizados caso deixem cair ou percam qualquer elemento de seu figurino (como chapéus, sapatos, etc), ainda que acidentalmente.

Como regra geral, a Bandeira Nacional sempre ocupará o centro.