Qual é a função do piroxicam?

Perguntado por: vmesquita . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O piroxicam cápsula de 20mg é indicado para o tratamento da inflamação (reação do sistema de defesa a agressão, manifestada por dor, calor, vermelhidão local; que se intensa, pode incomodar e/ou aumentar a agressão local) aguda, tais como: distúrbios músculo- esquelético (lesões dos músculos, tendões, ligamentos ou ...

Por se tratar de um anti-inflamatório não esteroide, ele bloqueia a inflamação e não possui hormônios, além de ser analgésico, eliminando a dor, e por fim, antipirético, reduzindo assim a febre. Os resultados do Piroxicam costumam aparecer em até uma hora após sua ingestão.

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.

Os medicamentos anti-inflamatórios mais comuns para dor no joelho são: diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, piroxicam, meloxicam, tenoxicam, naproxeno, aceclofenaco, trometadol, etodolaco, indometacina, rofecoxib, parecoxib, celecoxibe, etoricoxibe, ácido tranexâmico, ácido mefenâmico, flurbiprofeno, ...

Uso oral: a dose normalmente recomendada de piroxicam é de 1 comprimido de 20 a 40 mg em dose única diária, ou 1 comprimido de 10 mg, 2 vezes ao dia; Uso retal: a dose normalmente recomendada é de 20 mg de piroxicam por dia antes de deitar; Uso tópico: aplicar 1 g do gel sobre a área afetada, de 3 a 4 vezes por dia.

Além disso, deve-se evitar o uso de piroxicam junto com os seguintes medicamentos: Ácido acetilsalicílico; Anticoagulantes (medicamentos usados para reduzir a capacidade do sangue de coagular, conhecidos como “medicamentos para afinar o sangue”); Anti-hipertensivos (medicamentos para controle da “pressão alta”);

Álcool + analgésicos e anti-inflamatórios
No caso da aspirina e dos anti-inflamatórios não esteróides (ibuprofeno, nimesulida, piroxicam etc.), o uso simultâneo poder causar irritação no estômago, sangramento gástrico e úlceras.

A nimesulida é bastante prescrita em casos de inflamação de garganta enquanto que o meloxicam e etodolaco apresentam maior indicação nos casos de dores associadas à osteoartrite, artrite reumatóide, doenças degenerativas das articulações e espondilite anquilosante.

as mais comuns envolvem distúrbios gastrintestinais, tais como: náuseas 1, vômitos 2, flatulência, constipação 3 intestinal, diarréia 4, desconforto epigástrico e abdominal. Em alguns indivíduos podem ocorrer ulceração 5 péptica, perfuração e sangramento gastrintestinal.

Distúrbios gastrintestinais: desconforto abdominal, dor abdominal, constipação, diarreia, desconforto epigástrico, flatulência, gastrite, sangramento gastrintestinal (incluindo hematêmese e melena), indigestão, náuseas, pancreatite, perfuração, estomatite, úlcera, vômitos.

Medicamentos fitoterápicos são formulados por meio do extrato de matérias-primas ativas vegetais para o tratamento e prevenção de problemas de saúde.

O meloxicam é indicado para o tratamento dos sintomas da artrite reumatoide e osteoartrite (doenças das articulações), aliviando a dor e a inflamação. MELOXICAM 15MG É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Se sentir dor no joelho ao dobrar e esticar, o mais indicado é procurar o atendimento de um médico ortopedista. Ele saberá diagnosticar a origem e iniciar o melhor tratamento, que pode variar entre repouso, imobilização com joelheira, medicação, e em casos extremos, cirurgia.

b) Fármaco: nimesulida
O uso de outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) durante o tratamento com nimesulida não é recomendado. Durante o tratamento com nimesulida os pacientes devem evitar o usar os anti-inflamatórios não esteroides, pois há risco de somação de efeitos, inclusive efeitos adversos.

TORSILAX® apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual em geral, está associado a queixas como a dor e sinais inflamatórios como inchaço, calor local e eventual limitação de mobilidade.

"A recomendação das autoridades é evitar anti-inflamatórios, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico (AAS), a aspirina. Em troca, preferir a dipirona e o paracetamol", explicou Urbano.