Qual é a função do papiro?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

O papiro foi uma planta de grande importância para os egípcios, uma vez que era abundante em seu território. A planta era utilizada tanto para a confecção de cordas como para a construção de barcos. Também com ela os egípcios desenvolveram seu suporte para a escrita.

Os termos egípcios usados para se referir às folhas de papiro eram: djet, tjufi e wadj. Além das folhas de papiro, os egípcios fabricavam inúmeros outros itens com a planta, como sandálias, tapetes, cortinas, cestas, amuletos, bonecas, entre outros. Essa variedade demonstra claramente a sua importância para eles.

C os antigos egípcios desenvolveram a técnica de confecção das folhas de papiro, material proveniente de uma planta da família das ciperáceas, o Cyperus papyrus. O papiro era confeccionado a partir do caule dessa planta, cortado em finas tiras.

O papiro é uma planta aquática encontrada em abundância no Egito. Era utilizado na fabricação de diferentes itens. Para a fabricação das folhas de papiro, os egípcios usavam as hastes da planta. Acredita-se que o processo de produção das folhas de papiro tenha surgido por volta de 3000 a.C.

São três os tipos mais conhecidos: Cyperus papyrus (com colmos de 1 a 3m), o Cyperus involucratus (com colmos cilíndricos de 0,5 a 1,5m) e o Cyperus papyrus 'Nana' (com colmos menores, de até 70cm).

Resumo sobre pergaminho
Era produzido de pele de animais e tinha um processo de produção muito longo. Foi criado em Pérgamo, cidade grega na Ásia Menor, no século II a.C. Substituiu o papiro por ser considerado mais resistente e mais duradouro.

A forma mais primitiva de escrita era a cuneiforme. Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro. Depois vieram os pergaminhos feitos de couro curtido de bovinos, bem mais resistentes. Finalmente, o papel seria inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T'sai Lun.

Os egípcios descobriram o papiro, uma planta encontrada às margens do rio Nilo, cujas fibras unidas em tiras serviam de superfície resistente para a escrita hieroglífica. O papiro mais antigo que se tem notícia data de 2.200 a.C. e a palavra papiro (em latim papyrus) deu origem à palavra papel.

Poderemos comprar papiros de tamanho A4 a partir de LE 10 ( US$ 0,30). Para os casais, há papiros em que se pintarão os nomes em egípcio na mesma hora: esses podem custar de 15 a LE 20 ( US$ 0,60).

Papiro é uma planta naturalmente comum próximo aos rios da África e do Oriente Médio, mas podendo ser encontrada em quase todos os cantos do mundo. Consiste na matéria-prima para a confecção do papel de papiro, usado principalmente entre os antigos egípcios como suporte para a escrita.

A primeira e mais importante delas é a hieroglífica, que era estritamente utilizada para a impressão de mensagens em túmulos e templos. Logo em seguida, havia a escrita hierática, uma simplificação da hieroglífica, e a demótica, utilizada para escritos de menor importância.

O pergaminho substituiu o papiro como principal meio para realização da escrita, embora sua popularização tenha demorado alguns séculos porque ele era difícil de ser produzido e tinha um preço elevado. No entanto, ele poderia ser reutilizado, bastando raspar sua superfície com algum objeto.

A partir da pesquisa, foi possível concluir que os egípcios usavam tinta preta para escrever o corpo do texto, já a tinta de cor vermelha servia para destacar títulos ou palavras-chave no papiro.

Os papiros possuíam dezenas de colunas, os códices eram limitados ao tamanho das páginas. Mesmo nos manuscritos mais antigos, encontramos freqüentemente o uso de informações auxiliares.

É a prática de interação com algum conhecimento que já existe de maneira que se busque assimilar os conhecimentos.

É comum a confusão entre pergaminho e papiro. Isto acontece porque ambos os materiais eram usados para a escrita na Antiguidade e, geralmente, guardados em forma de rolo. Por isso, chamamos pergaminho qualquer suporte de material enrolado. No entanto, o pergaminho é de origem animal; e o papiro, vegetal.

Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.

Pergaminho era um suporte de escrita utilizado em parte da Antiguidade e da Idade Média. Era feito com pele de animais, como de cabras e ovelhas. O pergaminho era feito de pele de animais e permitia que textos fossem escritos em sua superfície.

O pergaminho surgiu no século II a.C., em Pérgamo, uma cidade grega. Com o tempo, ele foi substituindo o papiro como material de escrita mais utilizado no passado.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.

Atualmente, os manuscritos encontrados em Qumran estão guardados no Santuário do Livro, uma ala do Museu de Israel, em Jerusalém.