Qual é a função do pajé na aldeia?

Perguntado por: vflores7 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O pajé é considerado uma das figuras mais importantes dentro das tribos indígenas brasileiras. De acordo com as tradições típicas desses povos, o pajé é predominantemente um ancião dotado de poderes sobrenaturais, com a capacidade de prever o futuro, expulsar espíritos malignos e doenças das tribos.

A Pajelança é um prática cultural tradicional realizada em certas ocasiões com um objetivo específico de cura, magia, previsão de futuro e proteção contra maus espíritos nas aldeias.

1. Brasil ETNOGRAFIA nas comunidades indígenas, espécie de sacerdote, feiticeiro e curandeiro, que realiza os rituais mágicos de cura e adivinhação, invoca e controla espíritos, etc.

se uma aldeia tem a população de 200 300 pessoas. aí o salário do cacique é 80 a R$90000. então o salário do cacique depende muito da população.

O cacique é o líder ou chefe das tribos indígenas brasileiras.

A pajelança é uma manifestação religiosa voltada para o tratamento de doenças físicas e espirituais, que engloba elementos do catolicismo popular, tambor de mina e das culturas indígenas.

O pajé, nome de origem Tupi, é o intermediário entre o mundo material e o espiritual, ele possui a função de sacerdote, como também de mediador, pois atua nas causas das doenças, descobrindo as forças espirituais que as desencadearam.

A "pajelança" refere-se a um conjunto de práticas e rituais e de representações da natureza e do corpo, típica das populações amazônicas, aplicada principalmente pelos pajés na cura das doenças e aflições.

Trajes e adornos eram usados geralmente em ritos e comemorações, como o são até hoje em diversas tribos, principalmente as mais isoladas. As vestimentas foram introduzidas aos costumes indígenas pelo colonizador português.

Um índio exerce a função do pajé ou xamã não pela imposição, mas como quase tudo que transcorre entre o povo indígena da Amazônia, esta função é por reconhecimento de seus iguais. Só seu povo pode dar a condição a um pajé de ter essa posição social.

Tem, como sinonímia, os termos: xamã, manda-chuva, benzedor e curandeiro.

Assim como nasceram os homens, nasceram os pajés. Estes são escolhidos pelas forças da natureza.

Tupã

Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena.

ARCO E FLECHA É a principal arma dos indíos. Devido à sua cultura, as atividade de caça são constantes entre os homens que, desde a infância, treinam com os arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo. Os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.

Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.