Qual é a função do osso zigomático?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Além de formar a proeminência da região malar, o osso zigomático também contribui para a formação do arco zigomático, das paredes das fossas temporais e infratemporais, e do assoalho e parede lateral da órbita.

Osso zigomático é um osso par do crânio humano que forma parte da órbita ocular e é também conhecido como o "osso da bochecha" ou "osso malar".

O osso zigomático ou simplesmente zigoma é o osso que forma a parte mais saliente da face (maçã do rosto) formando também o contorno inferior dos olhos (margem orbital).

maxila

Ossos da face: maxila
É o responsável pelas expressões faciais. Além disso, tem importante função de sustenção dos dentes superiores e composição de uma parte do palato.

mandíbula

A mandíbula, ao contrário de todos os ossos falados anteriormente, é um osso ímpar, único no viscerocrânio. Dentre todos os ossos do viscerocrânio, corresponde ao único osso móvel, quando você abre e fecha a boca, ao bocejar, perceba como a mandíbula se movimenta.

crânio

O crânio é a estrutura esquelética da cabeça que sustenta o rosto e protege o cérebro. É subdividido em ossos do neurocrânio e do viscerocrânio.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

Nos mamíferos, o maxilar é a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular.

Fraturas no osso zigomático podem ocasionar diversas sequelas e/ou complicações, como hematosinus e epistaxe; alterações oculares: diplopia, equimose subconjuntival, diminuição da mobilidade ocular, síndrome da fissura orbital superior; hipoestesia nas áreas inervadas pelo nervo infraorbitário e limitação de abertura ...

O músculo zigomático maior é um músculo da boca. Se estende do osso zigomático até o ângulo da boca. Na contração, puxa o ângulo da boca súpero-lateralmente, dando a expressão facial de alegria, sorriso.

Designação do osso zigomático, ou osso malar. É um dos sete ossos que constituem a cavidade orbitária, tendo papel importante no desenho da face, por participar da proeminência conhecida como "maçã do rosto".

Essa área do zigomático corresponde a toda a região malar (a lateral da face), as bochechas e as maçãs do rosto. É por trabalhar toda essa região do rosto que o preenchimento do terço médio é tão importante, pois, essa área é a que dá sustentação a toda a face e que, com o tempo, tende a “desabar”.

As Fraturas do Complexo Zigomático-Maxilar (CZM) são consideradas um dos traumas faciais mais acometidos, devido serem uma estrutura proeminente na face, sendo superada apenas pelos ossos nasais. Acidentes de trânsito e agressões físicas são as causas mais frequentes das fraturas de complexo zigomático1.

Origem: processo zigomático da maxila, e borda inferior dos 2/3 anteriores do arco zigomático. Inserção: ângulo e face lateral do ramo.

Osso lacrimal isolado. Visão lateral. Visão frontal. Parede medial da órbita esquerda.

maxila

A maxila é uma estrutura vital do viscerocrânio. Está envolvida na formação da órbita, nariz e palato, sustenta os dentes superiores e desempenha um papel importante na mastigação e na comunicação.

nuca

A nuca é uma região de confluência de terminações nervosas, tornando, desta forma, a área mais sensível. Além disso, a nuca fica em um lugar escondido. Seja pelos cabelos, seja por roupas, ela não recebe estímulos e nem está exposto a muitas fricções.

O osso zigomático faz parte do complexo zigomático-orbitário e se articula através de quatro suturas com os ossos maxilares, frontal, esfenoide e temporal, conferindo uma estabilidade e resistência ao terço médio da face.

A mandíbula é o maior osso da face, e é o único osso móvel do crânio, excetuando-se os ossículos do ouvido médio. Ao contrário dos demais ossos do crânio, a mandíbula não se articula com os ossos adjacentes através de suturas, mas sim por uma articulação sinovial chamada de articulação temporomandibular.

Ao contrário das fraturas mandibulares, as fraturas do osso zigomático sofrem pequena ação muscular,desta forma pequenos deslocamentos, sem dano funcional ou estético, podem ser tratadas de forma conservadora.

Occipital

Occipital: é componente importante para a formação da base do crânio. Possui uma abertura oval, denominada forame magno, onde se comunicará com o canal vertebral. Apresenta porção escamosa (lâmina curvada que se estende posterior ao forame occipital) e a basilar (anterior ao forame occipital e mais espessa).